Vinho no verão? Sim!

Ana Paula Pereira

Ana Paula Pereira
Sommelière
Excelência Vinhos
___________________________

Vá de brancos, roses e espumantes

Estamos na estação mais esperada por muitos, a época mais quente e colorida do ano, na qual encontramos os amigos e familiares para confraternizar, e que é excelente para apreciar vinhos frescos e frutados.

Você já escolheu quais vinhos vai degustar?
Hoje temos uma infinidade deles no mercado brasileiro, por isso mesmo ficamos em dúvida por qual optar, e muitos acabam escolhendo os tintos que – na maioria – são encorpados e alcoólicos. Que tal começar a descobrir o mundo dos brancos, roses e espumantes?

As estações quentes pedem bebidas refrescantes, leves, saborosas e coloridas e estes tipos de vinho tem todas essas características.

Os espumantes são refrescantes e leves, excelentes para confraternizações e aperitivos. Os brancos e roses acompanham muito bem saladas, peixes queijos, frutos do mar, etc.

Apesar de terem qualidade e harmonizarem bem com o clima do verão, muitas pessoas ainda tem certo “preconceito” com esses tipos, em especial quando se trata dos roses, ainda rotulados por muitos como “aguados” e sem graça. Porém, se bem escolhidos, eles podem surpreender.

Você já experimentou assistir ao pôr-do-sol degustando um belo vinho rose ou branco? E aproveitar um dia na praia ou à beira da piscina com um espumante? E que tal receber os amigos com um drink elaborado com vinho do porto branco?

Seus dias vão ficar ainda mais elegantes e você vai se refrescar com borbulhas e um frescor inexplicável.

Nos brancos e espumantes você encontra aromas de flores brancas, frutos cítricos e secos. Já nos rosados, aromas típicos de vinhos tintos como frutas vermelhas (morango, framboesa, cereja e cassis), além dos florais como violeta, mas no paladar muito frescor.

Para ajudá-lo nesta experiência, seguem algumas dicas para você aproveitar e descobrir este mundo maravilhoso.

– Prosecco Cecília Bereta Superiore Brut Milesimato

– Don Laurindo Brut ou Delicado

– Mil Piedras Viognier

– Vinho Verde Encosta do Xisto Loureiro

– Casa Valduga Identidade Gewurztraminer

– La Matelote rose de Provance

Mas para você que não quer deixar um bom tinto de lado, escolha os mais leves e menos alcoólicos, e se surpreenda nesta estação fantástica.

Segue alguns rótulas de excelente custo benefício:

– Don Laurindo Merlot Leve

– Viña Mar Reserva Pinot Noir

– Ilígico Antonio Saramago

– Bourgogne La Minée Pinot Noir

– La Vielle Ferme Rouge

Vamos aproveitar esta estação maravilhosa!