8M: mulher, alimentação e invenções gastronômicas

Por Érika Soares

O dia 8 de março é encarado de variadas formas pelas mulheres ao redor do mundo. Há as que consideram uma data para serem presenteadas e mimadas, há as que pregam e promovem que é um dia de luta e de reflexão por respeito e direitos iguais, há as que acham que a data nem deveria existir. Para Entre Sabores, é um dia de falar da relação profunda da mulher com ato de alimentar os outros e das invenções que derivaram deste ato.

A cozinha caseira ainda é um ambiente feminino em boa parte das residências, assim como são elas, em maioria, as detentoras dos saberes gastronômicos passados de mãe pra filha, de geração em geração.

“O pensamento progressista, feminista e científico reconhece que a comida de verdade e a culinária tradicional não devem sair dos nossos pratos e, ao mesmo tempo, que as mulheres precisam se libertar (e serem libertadas) da sobrecarga das jornadas contínuas de trabalho fora e dentro de casa. Para isso, é fundamental a divisão das tarefas domésticas. A porta da cozinha não deve se fechar para a mulher, mas sim se abrir para toda a família”, argumenta Maria Alvim, Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP), em seu artigo “A mulher e o alimento: da cozinha à ciência”.

Para ela, a relação da mulher com a alimentação é ampla e profunda. “Seu papel histórico não pode ser esquecido e desvalorizado, mas precisa ser ressignificado, na medida em que a potência feminina diante da comida deve ser expressa de maneira não misógina, livre e empoderada”.

Inventoras incríveis

Desde sempre as mulheres lidam com múltiplas tarefas no dia a dia, com jornadas exaustivas que se revezam na criação dos filhos, cuidados com o lar, estudos e trabalho fora de casa. Não é à-toa que muitas das invenções que mudaram o mundo e facilitaram a vida de todos vieram delas. Veja abaixo algumas delas e suas histórias.

São ainda criações femininas, a torradeira – pela inventora inglesa Sarah Guppy, que também pensou um dispositivo para uma urna de chá ou café que cozinhava ovos no vapor; o filtro de café, é invenção da alemã Amalie Auguste Melitta Bentz; a máquina de sorvetes à manivela é obra de Nancy Johnson, Ela patenteou o design em 1843, que ainda é usado até hoje, mesmo que agora sejam elétricas.

Foto: Finn-b – Pixabay

No Replies to "8M: mulher, alimentação e invenções gastronômicas"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.