Que tal um Tiramissú?

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Por Sandra Racy

Receitas com o ingrediente café ainda são tímidas na nossa gastronomia, é só ler e pesquisar antiga literatura da área para perceber que o café entra aparece pouco nos livros mais antigos. Hoje alguns cozinheiros tem estudado o ingrediente e vendo nele a possiblidade de ampliar as delícias que podem ser feitas. Sorvetes, pudins, bolachas, gelatinas dentre outros estão aí para serem provados.

Fomos então conversar com um chef de cozinha bastante experiente e criativo para entender melhor isso. Para Marcelo de Assis, que está “ na cozinha” a mais de 30 anos, trabalhar com café requer conhecimento e controle da acidez e os aromas por ele proporcionado. Talvez seja esse o grande motivo dos chefs ainda estarem engatinhando na utilização do café.

Segundo o chef a sobremesa mais pedida hoje nos restaurantes ainda é o Tiramissu, que tem sua história ligada a Itália, mais precisamente a região do Veneto, desde 1960.

Em relação aos pratos salgados, ainda poucos conhecidos na nossa culinária, o profissional acredita que a dificuldade seja “a harmonização com as notas que a bebida apresenta, mas particularmente não vejo dificuldade”. Hoje temos em alguns restaurantes , massas e molhos principalmente com café, podemos encontrar inclusive risotos.

Pedimos ao Marcelo uma receita de Tiramissu que fosse acessível e fácil de fazer, ele nos enviou uma que ele considera uma releitura, relacionado ao mascarpone. “Essa releitura ( que foge do original) de tiramissu se fez necessária devido à dificuldade de se encontrar mascarpone e quando isto acontece o valor foge da realidade dos brasileiros haja vista que o mascarpone nada mais é do que a ricota feita com o creme de leite por isso adaptei esta receita utilizando a ricota tradicional acrescentando manteiga que a gordura necessária haja vista que a ricota é um queijo magro e o açúcar para dar aquele leve adocicado inerente do mascarpone.” Veja a receita ao final.

O chef acredita que assim fica mais fácil de fazer essa sobremesa, que é popular nos restaurantes e que pode ser feito em casa. É interessante falarmos da experiência de Marcelo de Assis, que tem mais de 30 anos na cozinha, onde começou lavando louças. Aos poucos foi ganhando experiência com muito interesse e estudos e passou por restaurantes Italianos, Franceses, Árabe e Culinária Brasileira Raiz.

Hoje ele é membro da FIC BRASILE (Federação Italiana de Cozinha) e membro da Executiva da ACB (Associação dos Chefes do Brasil). Formado pela Unicesumar de Maringá tendo pós graduações em Culinária Italiana, Tecnologia dos Alimentos, Docência em Ensino Superior, Gestão Escolar e Docência em EaD.Atualmente ministro aulas de gastronomia na Escola Chef Gourmet Campinas e tbm em domicílio como Personal TeacherPara o chef, a cozinha é local de muitos estudos, amor, dedicação e disciplina.

Perguntado para quem ele faria um café ele responde imediatamente, para a chef Helena Rizzo, porque ambos gostam da cozinha molecular.

Sandra Racy, jornalista com atuação na área rural, professora universitária com mestrado em História e Memória, barista de café há 10 anos, com experiência em consultoria, cursos e eventos em fazendas e sítios de café, bem como gastronomia voltada para o café. Siga @sandra.barista no Instagram.

Tiramissu do chef Marcelo de Assis

Ingredientes

  • 1 pacote de biscoito champanhe
  • 500g de ricota fresca
  • 250 ml de Leite integral
  • 250 g de manteiga sem sal
  • 150 g de açúcar
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 100 ml de Café espresso (para banhar o biscoito)
  • 50 ml de Licor de Amêndoas (para banhar o biscoito)
  • cacau em pó para decorar

Modo de preparo

  1. Em uma caçarola aqueça o leite o açúcar e a manteiga até chegar no ponto de fervura.
  2. Esfarele a ricota deixando em pedaços bem pequenos e coloque no liquidificador juntamente com o leite fervendo. Bater por aproximadamente 3 minutos
  3. Num bowl passe o creme do liquidificador em uma peneira para que não fique nenhum grupo. Reserve na geladeira até que tenha consistência
  4. Sugestão de montagemEm uma travessa ou taça comece com o creme logo em seguida com os biscoitos molhados no café e licor seguido por uma nuvem de cacau faça esse processo até chegar no limite da taça ou da travessa. Leve para refrigeração e na hora de servir polvilho com cacau em pó cobrindo toda a superfície.

Dica do chef

Ao molhar os biscoitos umedeça apenas um dos lados por 3 segundos e posicione esse lado para cima no momento da montagem.

2 Replies to "Que tal um Tiramissú?"

  • comment-avatar
    Joyce Freitas 4 de abril de 2024 (11:50)

    Excelente reflexão me lembrou o episódio do iron chef brasil em que o ingrediente secreto era o café. Parabéns para a maravilhosa, Sandra

  • comment-avatar
    Carmen Lucia 4 de abril de 2024 (13:46)

    Parabéns!!Adorei !!A receita então, veio a calhar!!!❤❤❤Obrigada!!!Sucesso!!Bjs

Leave a reply

Your email address will not be published.