Motivos para quem ama gastronomia visitar o Cândido Ferreira

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A pequena ponte na rua de pedra em meio à mata é o portal de entrada para um lugar recheado de história e de trabalho sério em favor da saúde mental no Distrito de Sousas, em Campinas: o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

O imponente casarão já impressiona logo de cara, até para quem não conhece o que ele representa. Inaugurado há quase 100 anos (1925), para tratar gratuitamente pessoas com transtornos mentais ou dependência química, passou em 2018 por uma revitalização por conta da Mostra+Sustentável, e no final de 2021 entrou em uma nova fase: o de espaço de eventos.

É tão belo e imponente que o visitante é levado a fazer uma foto ali. Por dentro, as salas que abrigaram pacientes psiquiátricos tomaram nova forma e hoje são usadas para treinamentos e workshops, por exemplo. Ao andar pela praça dos arcos, é impossível não imaginar como seria agradável participar de um grande evento gastronômico naquele lugar.

Importante destacar que a renda obtida com os espaços são direcionadas para o trabalho do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, que promove a reabilitação psicossocial de mais de 6 mil usuários, por meio de mais 40 serviços de saúde mental de crianças, adolescentes e adultos.

Aí você pergunta: mas onde estão os tais motivos para visitar? O primeiro deles é justamente colaborar com essa rede enorme e importante. Confira os outros abaixo:


Conhecer o Armazém das Oficinas

Um espaço lindo que abriga produtos feitos nas diversas oficinas ali instaladas, como de marcenaria, mosaico, papel artesanal, costura, vitral e culinária, por exemplo (são 12 no total).

Lugar para comprar itens pra sua casa e cozinha, ou presentear, e ainda colaborar com o importante trabalho desenvolvido pelo Cândido que alia o modelo de atenção da reabilitação psicossocial com economia solidária.

Comprar orgânicos da Oficina Agrícola

A pioneira entre as oficinas é de encher os olhos para quem ama gastronomia. A oficina Agrícola produz vegetais com certificação orgânica pela OPAC (Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade), colhidos diariamente frescos e saudáveis.

Parte da produção é usada para o abastecimento da cozinha do Cândido Ferreira, outra é destinada para venda aos funcionários e à população em geral e com preço justo.

São sete hectares plantados pelas mãos dos oficineiros, que falam de boca cheia do belo trabalho que executam.

Existem duas formas de adquirir os legumes, as frutas e verduras: pessoalmente no espaço do Armazém das Oficinas, ou pedir pra entregar em casa. Para isso, basta entrar em contato pelo whatsapp (19) 99797-3351 para saber a disponibilidade dos produtos e fazer seu pedido.

Almoçar comidinha caseira

Rodeada por um clima de casa de fazenda, o restaurante do Cândido é aberto ao público e oferece uma comida caseira balanceada, doces com frutas de época, com opções vegetarianas e veganas no buffet.

Agrada saber que as verduras e legumes usados no cardápio são da horta orgânica logo ao lado e que toda a produção da cozinha tem acompanhamento de nutricionista responsável. E, claro, a comida é uma delícia, com gostinho de feito em casa.

Aberto de segunda a sábado para o almoço, em uma área verde reservada e linda.

Conhecer de perto o trabalho em favor da saúde mental

As oficinas de trabalho e geração de renda podem ser visitadas, com agendamento prévio nos dias de semana. Um passeio que une gastronomia, lazer, compras e tudo isso contribuindo com um projeto social.

Entre Sabores indica o passeio! Assista aqui ao vídeo feito por Entre Sabores mostrando um pouco das belezas do espaço.

Serviço

Casarão Cândido Ferreira e Armazém das Oficinas
R. Helena Fabrini, S/N – Res. Candido Ferreira (Sousas), Campinas.

Armazém e Restaurante
Abertos de segunda a sexta, das 8h às 18h
Aos sábados, das 9h às 14h.
https://armazemoficinas.com.br

Para saber mais sobre eventos no Casarão Cândido Ferreira acesse https://casaraocandido.com.br/

1 Reply to "Motivos para quem ama gastronomia visitar o Cândido Ferreira"

  • comment-avatar
    MARIA THEREZA MENEZES LIESENBERG 15 de abril de 2024 (00:15)

    Eu já tive oportunidade de encaminhar um rapaz da vizinhança que vivia em situação de abandono para o Candido Ferreira e foi muito bom. Deu super certo!!! Gostaria de ter podido ter um contato maior com o pessoal de lá. Mas, não deu.

Leave a reply

Your email address will not be published.