A deliciosa e interessante comida oriental

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

vegetais_chineses2Por Érika Soares

As comidas orientais são bastante apreciadas pelos brasileiros. O yakissoba, por exemplo, – um misto de macarrão, carnes, legumes e verduras – pode ser encontrado até em carrocinhas pelas ruas de grandes cidades do país.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, trata-se de um prato chinês, que também é muito popular no Japão. Essa confusão da verdadeira origem do yakissoba é resultado da influência cultural chinesa sobre os japoneses nos séculos VII e VIII, durante a Dinastia Tang.

Dois séculos depois, com o Budismo em ascensão no Japão e a conseqüente proibição de matança de animais, as cozinhas dos países começam a se diferenciar. Os budistas passam a desfrutar de uma dieta predominantemente vegetariana, suplementada por peixes.

Já a milenar gastronomia chinesa mantém as características de seus pratos, que apresenta um peculiar equilíbrio de escassez com variedade, pois parte do princípio de que tudo o que é comestível deve ser utilizável. Nada pode ser desperdiçado.

Segundo o sociólogo Ariovaldo Franco, em seu livro de Caçador a Gourmet, a carência de lenha na China tornou essencial a preparação dos alimentos de forma que permitisse rápida cocção a fim de economizar combustível. “Geralmente, não se cozinha cada ingrediente em separado, prática propícia a interação de aromas e sabores que têm efeito de condimento”.

Dessa forma, tudo é previamente picado em tamanhos semelhantes e vão praticamente juntos à panela, permanecendo no fogo por um tempo curto. Assim, legumes e verduras guardam todas as suas características nutricionais e suas cores deixando o prato belo e apetitoso.

1 Reply to "A deliciosa e interessante comida oriental"

  • comment-avatar
    Campinas Entre Sabores 15 de fevereiro de 2013 (10:47)

    A comida chinesa é uma das prediletas e, esse prato está lindo e apetitoso,eu adoraria degustá-lo!

Leave a reply

Your email address will not be published.