Liderado por nada mais nada menos do que o chef número um do Brasil, Alex Atala, e com um time de peso no mundo empresarial e gastronômico, foi lançado recentemente o Instituto ATÁ, que busca a valorização dos insumos genuinamente brasileiros.
Em carta publicada no site da organização, o “nosso” embaixador dos produtos amazônicos no exterior diz que resolveu criar a organização “para estruturar as cadeias e ir em busca de ingredientes, de uma cozinha que não fosse somente boa de comer, mas que fosse saudável pra quem faz, pra quem come e pra quem produz.”
Um manifesto traz as propostas do instituto: revisar a relação do homem com o alimento, “aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir, o produzir da natureza”, assim como fortalecer nossa cultura, biodiversidade entre outros pontos a fim de garantir alimento bom para todos e para o ambiente.
Influência positiva
Com mais essa iniciativa, Alex Atala, que é proprietário dos restaurantes D.O.M e Dalva e Dito – ambos em São Paulo – mostra mais uma vez sua influência positiva neste sentido de valorização dos produtos e gastronomia brasileira.
Na semana passada, ele foi eleito uma das 100 personalidades de diversas áreas mais influentes no mundo pela revista Time. Em 2012, o seu restaurante D.O.M. foi o eleito o quarto melhor do mundo no ranking The World’s 50 Best Restaurants, organizado pela revista Restaurant. Agora, o chef está na expectativa para o resultado deste ano que será divulgado nesta segunda-feira, a partir das 16h (horário de Brasília), em Londres, na Inglaterra.
Por Érika Soares
Foto: Instituto ATÁ
www.institutoata.org.br
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