Bagel conquista paladares pelo mundo

bagelPor Érika Soares

Em forma de uma rosca, com cobertura ou não, o versátil bagel cai bem no café da manhã, da tarde ou no lanchinho noturno, seja puro, recheado, com sabores salgados ou doces.  O diferencial deste tipo de pão de origem judaica é a que ele passa por um cozimento em água antes de ser assado no forno, o que torna sua consistência única, de casca mais lisa e miolo macio.

Há teorias sobre o motivo da iguaria ser feita dessa forma. Uma delas é que a fervura ajudava na fermentação da massa durante o frio do Leste Europeu, onde foi criado. Uma outra está ligada à tradição judaica do Sabbath. Como não podem trabalhar aos sábados, os judeus cozinhavam a massa para acelerar o processo.

Outras versões explicam sua criação e seu nome, que significa estribo em alemão, para essa delícia. O fato é que este pão vem ganhando o mundo. Embora não seja ainda muito consumido no Brasil, o bagel é o pão mais apreciado pelos americanos, em especial pelos nova-iorquinos. Tudo começou quando imigrantes da Europa Oriental chegaram aos Estados Unidos, no início do século XX.

Atualmente existem casas especializadas em bagels em São Paulo e até uma em Piracicaba, além de grandes marcas deste setor que já produzem este saboroso e diferente pão em grande escala vendidos em supermercados e padarias.

No Replies to "Bagel conquista paladares pelo mundo"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.