Por Érika Soares
Foto Divulgação
Quem não vai viajar e ainda não sabe o que irá fazer no feriadão, a dica de Entre Sabores é aproveitar o Carnaval Sustentável de Sousas, que ocorrerá de 1º a 4 de março, das 16h às 20h, na Praça Beira Rio. Com entrada franca, cada dia será animado por uma banda diferente.
O evento é iniciativa da subprefeitura de Campinas e conta com a parceria da Associacao Dos Dirigentes de Estabelecimentos de Gastronomia de Sousas e Joaquim Egidio (Adegas), que irá oferecer boa comida para os foliões em barracas espalhadas pela praça. O Vila Paraíso está entre os estabelecimentos participantes comercializando seu sorvete artesanal de coco com calda de gengibre e farofa crocante (foto) e Dadinhos de Tapioca.
O presidente da Adegas e sócio proprietário do El Tambo, Luís Felipe Sagioro, comemora a parceria realizada. “É uma grande satisfação participar de um evento cultural em nossa região. Nossa estreia será no Carnaval de Sousas, mas pretendemos continuar nos próximos”, explica.
De acordo com o subprefeito de Sousas, Wander Villaba, o evento será baseado nos fatores ambiental, social e econômico. “Queremos atrair os foliões para tardes agradáveis em Sousas com a família e, que acima de tudo, compatibilize os anseios dos turistas e a região receptora, garantindo não somente a proteção do meio ambiente, mas também estimulando o desenvolvimento da atividade em consonância com a sociedade local envolvida”.
Porque sustentável
Toda a decoração do Carnaval foi produzida pelo Ateliê Oráculo a partir de materiais recicláveis recolhidos (mais de 4 mil sacolas plásticas, garrafas pet, isopor, tapumes entre outros materiais reaproveitados do lixo).
A avenida principal será ornamentada com 30 máscaras de aproximadamente dois metros, confeccionadas de tapumes recolhidos nas ruas e pintadas com tintas a base d’ água. Varais de serpentinas multicoloridos serão instalados na Rua Emílio José Salim, na altura da Praça Beira Rio e também no obelisco, na entrada do distrito. E na Praça Beira Rio duas baianas foram confeccionadas com sacolas plásticas, isopor e massa corrida, com aproximadamente 8 metros de altura completam o cenário.
“Definimos uma estratégia diferente, nossa intensão é resignificar objetos, pois tudo está muito saturado, estamos tentando de alguma forma encontrar novos sentidos para as coisas. Para isso fizemos a coleta do material no lixo e pedidos doações de sacolas plásticas à comunidade”, explica a artista plástica Kate Manhaez.
No Replies to "Boa gastronomia presente no Carnaval Sustentável de Sousas"