Conhecida por seu clima de montanha, paisagens lindas que se somam à arquitetura inspirada nas construções europeias, Campos do Jordão, encrustada na Serra da Mantiqueira, é um destino para qualquer estação do ano e não apenas de inverno como muitos podem pensar.
Em tempos de calor extremo, inclusive, visitar uma cidade de temperatura mais amena é literalmente um refresco, que contribui para que a viagem seja ainda melhor aproveitada. Foi exatamente assim a experiência Entre Sabores na cidade mais alta do Brasil, a convite do Aproveite Campos do Jordão.
Em uma viagem de final de semana simples é possível colecionar muitas memórias gustativas neste roteiro iniciado com hospedagem nota 10 no Serra da Estrela. Muito bem localizado, o hotel possibilita transitar pelo coração do centro turístico Vila Capivari, sem precisar tirar o carro da garagem.
O hotel é ideal para quem viaja com crianças, pets e é vegetariano ou vegano, o que considero ser o grande diferencial do espaço. O café da manhã é farto e oferece muitas opções para quem não consome produtos de origem animal. Destaque para a melhor granola que já provei (feita ali mesmo) e as opções de grãomelete (uma espécie de omelete, mas sem ovo, que leva farinha de grão de bico) recheadas de alho poró e de cogumelos, que simplesmente fizeram a diferença no desjejum.
Vale também aproveitar para conhecer o Restaurante Alquimia, que fica dentro do hotel e recebe passantes. Trata-se do primeiro vegano de Campos do Jordão. O menu contemporâneo assinado pelo chef Thiago Medeiros é uma verdadeira experiência sensorial, com lindas apresentações e sabores surpreendentes, tudo 100% plant-based, alinhado com conceito de sustentabilidade e proteção animal. Música ao vivo na hora do almoço é um diferencial.
Para quem viaja com pets e crianças, uma dica é visitar o Tarundu, um parque no meio da natureza, com infraestrutura excelente e vários tipos de pacote e atrações para toda a família, tem brinquedo até para os cachorros, pode acreditar. Para os adeptos do turismo de aventura, a tirolesa double é a melhor! Proporciona descida de até três pessoas juntas em dois trechos longos com muita segurança e adrenalina ao mesmo tempo. O boia cross é outro brinquedo para quem curte atividades emocionantes. No total, são 30 atrações – de passeio a cavalo, pista de patinação no gelo, arco e flecha – que podem terminar com um bom chope artesanal local no restaurante do parque. Por lá é servido almoço self-service ou você pode apenas petiscar se assim desejar.
Para viver a dois
Um dos mais românticos passeios neste roteiro fica dentro do Chateau La Villette. A experiência pode começar no fim da tarde com a apreciação do pôr-do-sol, acompanhada por espumante de sua preferência e uma das melhores tábuas de queijos, frios e frutas que já provei até hoje.
Assistir à chegada da noite, ao som da natureza, em meio às montanhas, pedir para acender a fogueira e ficar ali conversando e degustando delícias descompromissadamente é, sem dúvida, uma das memórias que você quer ter e guardar em uma viagem a dois.
A sugestão é aproveitar a sequência, para jantar no Le Foyer, restaurante charmoso do hotel, que oferece um menu inspirado na culinária franco-suíça e uma carta robusta com rótulos de vinho de diversos países a preços variados. Experimentamos o farto e perfeito Fondue de carne na pedra, que vem acompanhado por oito molhos diferentes (roquefort, alho e ervas, funghi trufado, golf, hollandaise, geleia de alho negro, morango ao balsâmico e mostarda ao mel), além de batata rosti e pães.
Mas se a ideia é comer uma pizza de fermentação natural em um local aconchegante, a sugestão é conhecer a Opa Pizzaria, que fica dentro do Ort Hotel. Ambiente moderno, atendimento atencioso e cervejas locais você também encontra por lá.
O menu traz pizzas deliciosas com massas abertas ali na sua frente, assadas no forno a lenha. Experimentamos e aprovamos a Preferito (Gruyère, pecorino, caciocavallo e gorgonzola) e a de Carpaccio (Finas fatias de lagarto cru, parmesão, muçarela, alcaparras e molho de mostarda). Não deixe de provar ainda a crostata de grana padano.
Um parque, muitas experiências
Aberto a cerca de 1 ano para o público, o Parque Bambuí é um lugar que proporciona uma conexão verdadeira com a natureza, a começar pelo lindo lago – que pode ser explorado de barco – logo na entrada. Ali também está uma obra de arte chamada Voo dos Pássaros, que foi construída por Eduardo Srur, com mais de 1000 gaiolas apreendidas pela Polícia Federal em operações contra o tráfico de animais silvestres.
Tem trilhas de leve intensidade que podem ser feitas a pé ou de bicicleta, cenários lindos com pequenas quedas d’água. Tudo muito bucólico e energizante. Por lá também há duas opções gastronômicas de excelência, que fazem toda a diferença na experiência final dentro do parque. Para chegar, é possível ir a pé ou de Maria Fumaça.
Para quem busca gastronomia contemporânea, a dica é curtir a receptividade e sensibilidade da Chef Anouk Migotto na montagem de um menu carregado de referências ao parque na Casa Bambuí, como a entrada “Para andar nos trilhos” que traz croquetes de cogumelos, coxinhas de peixes defumados e queijo, ou a Gaiola Petit Pourri com seis sobremesas de encher a boca d’água para agradar todos os paladares. Nela você encontra clássicos franceses com terroir Mantiqueira: Clafoutis com frutas vermelhas frescas; Crème Brulée com pétalas de flores; Mousse de chocolate com macadamias da serra; Éclair recheada com doce de leite e Macarons com lavandas. As panelinhas da chef são um arraso também.
Você sente o cuidado e atenção em cada detalhe no ambiente, no atendimento, no cardápio e na música que vem do piano ao vivo e eleva a experiência da refeição.
Mas se você é da turma da cerveja artesanal, a indicação é degustar as da Gard Cervejaria, que oferece quatro estilos de chope produzidos em Campos do Jordão, e um cardápio com friturinhas para petiscar enquanto aprecia a natureza.
No Replies to "Campos do Jordão, terra de experiências incríveis"