*Por Lalá Ruiz
A Chandon Brasil, primeira vinícola do país dedicada exclusivamente à produção de espumantes, encerra 2021 com muitos motivos para comemorar. Isso porque, ao longo do ano, seus vinhos receberam 13 prêmios nacionais e internacionais, fato comemorado como um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado pela empresa localizada em Garibaldi, na Serra Gaúcha.
Entre esses prêmios estão o de Melhor Espumante Método Charmat para o Chandon Excellence Magnum – Safra 2009, de acordo com o Guia Descorchados; a Medalha de Ouro no 12º Concurso do Espumante Brasileiro para o Chandon Brut Rosé; e quatro medalhas de bronze no Decanter World Wine Awards 2021 e também no International Wine & Spirit Competition 2021. Confira a lista completa:
PREMIAÇÕES NACIONAIS
- Descorchados 2021
Rótulo: Chandon Excellence Magnum
Safra: 2009
Destaque: Melhor Espumante Método Charmat
Pontuação: 91*
Relevância: O Guia Descorchados aponta as principais tendências no Chile, Argentina, Uruguai e Brasil para importadores e consumidores de vinhos e espumantes. A indicação à competição aconteceu em maio de 2021.
- Revista Adega – Melhores do Ano 2022
Rótulo: Chandon Excellence Magnum
Safra: 2009
Destaque: Melhor da Serra do Sudeste
Pontuação: 92
Relevância: A revista Adega é uma publicação mensal considerada líder de mercado e de maior influência editorial em língua portuguesa quando o tema é vinho. A premiação aconteceu em outubro de 2021.
- 12º Concurso do Espumante Brasileiro 2021
Rótulo: Chandon Brut Rosé
Safra: NV*
Medalha de Ouro
Relevância: Trata-se de um concurso realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) que premia o mais diversificado e significante do universo dos espumantes brasileiros. A avaliação ocorreu nos dias 13 e 14 de outubro de 2021.
PREMIAÇÕES INTERNACIONAIS
- Decanter World Wine Awards 2021
Rótulo: Chandon Réserve Brut
Safra: NV
Medalha de Bronze
Pontos: 86
Rótulo: Chandon Passion On Ice
Safra: NV
Medalha de Bronze
Pontuação: 88
Rótulo: Chandon Riche Demi-Sec
Safra: NV
Medalha de Bronze
Pontuação: 87
Rótulo: Chandon Excellence Brut
Safra: NV
Medalha de Bronze
Pontuação: 87
Relevância: Decanter é a marca líder mundial em mídia de vinho, com canais impressos, digitais e sociais. Está presente em 100 países fornecendo conteúdo sobre o tema, consultoria independente e eventos e competições inspiradoras. Premiação realizada em julho de 2021.
- International Wine & Spirit Competition 2021
Rótulo: Chandon Réserve Brut
Safra: NV
Medalha de Bronze
Rótulo: Chandon Brut Rosé
Safra: NV
Medalha de Bronze
Rótulo: Chandon Riche Demi-Sec
Safra: NV
Medalha de Bronze
Rótulo: Chandon Excellence Brut
Safra: NV
Medalha de Bronze
Relevância: A International Wine & Spirit Competition é uma competição anual de vinhos e destilados que avalia bebidas de cerca de 90 países. Teve início em 1969, por iniciativa do enólogo alemão-britânico Anton Massel. Premiação realizada em outubro de 2021.
- Champagne & Sparkling Wine World Championships
Rótulo: Chandon Brut Rosé
Safra: NV
Medalha de Prata
Rótulo: Chandon Passion On Ice
Safra: NV
Medalha de Prata
Relevância: A Champagne & Sparkling Wine World Championships é a competição internacional de vinho espumante mais respeitada do mundo, julgada por especialistas renomados como Tom Stevenson, Essi Avellan MW, Dr. Tony Jordan e George Markus. Premiação divulgada em outubro de 2021.
SOBRE A CHANDON
A Chandon Brasil faz parte da Chandon Espumantes, casa criada em 1959 pelo empresário francês Robert-Jean de Vogüé e que mantém vinícolas na Argentina, Estados Unidos, Austrália, China e Índia, além do Brasil, onde chegou em 1973. “Temos o orgulho de dizer que elaboramos espumantes excepcionais, cuja qualidade é reconhecida pelos especialistas mais renomados do mundo. Nos tornamos a maior marca de espumantes do mundo e líder mundial na categoria premium”, diz Paola Mastrocolla, gerente de marketing da Chandon no Brasil.
(*Com informações Assessoria de Imprensa)
Você sabia?*
- O que quer dizer safra NV
A safra indica o ano da colheita. Porém, quando o rótulo do vinho vem com a indicação NV (abreviação de “non vintage”), quer dizer que a bebida foi produzida com a mistura de vinhos de várias safras.
- Como funciona o sistema de pontuação de vinhos
O sistema de pontuação de vinhos é utilizado para listar quais são os melhores vinhos do mercado. Para tanto, é realizada uma avaliação que leva em consideração aspectos visuais, olfativos e gustativos da bebida. Via de regra, a avaliação é feita em grupo e às cegas, o que significa que a nota atribuída é consequência direta das referências e preferências das pessoas que participam do julgamento, mesmo que os critérios sejam padronizados.
O que indica cada pontuação:
- De 90 a 100 – Vinhos excelentes, raros ou extraordinários
- De 80 a 89 – Vinhos bem elaborados e com poucos defeitos
- De 70 a 79 – Vinhos médios, agradáveis e de pouca complexidade
- De 60 a 69 – Vinhos abaixo da média, considerados desequilibrados ou com falhas
- De 50 a 59 – Vinhos inferiores, de má qualidade
EM TEMPO
*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.
No Replies to "Chandon Brasil comemora prêmios recebidos em 2021"