Por Lalá Ruiz*
Você gosta de drinques que têm o vinho como base? Eu gosto muito das bebidas clássicas, principalmente da Sangria e do Clericot. Apesar de originários em países diferentes, ambos surgiram como opção de bebida festiva, refrescante e democrática para os dias mais quentes do verão europeu, mas que se popularizaram em outros continentes.
A Sangria é feita a partir do vinho tinto e foi criada na Andaluzia, no sul da Espanha, terra do flamenco e das touradas. Sempre presente em festas populares – e que são muitas por lá – tem suas “raízes” entre a fatia mais pobre da sociedade espanhola. Porém, extrapolou as fronteiras sociais e conquistou também as altas rodas.
O Clericot, por sua vez – e como o nome sugere -, surgiu na França, no século 19. Popularizou-se na América do Sul após desembarcar na Argentina. De lá, migrou para o Uruguai e também para o Brasil. Originalmente, a receita leva vinho branco, mas ganhou adaptações feitas com espumantes (talvez a mais popular atualmente) e rosés.
Vamos brindar? Então anota aí:
Receita de Sangria
- Ingredientes:
1 garrafa de vinho tinto seco (750 ml)
1 laranja cortada em fatias e sem sementes
1 limão cortado em fatias e sem sementes
2 colheres de açúcar
3 colheres de sopa de Brandy (caso não tenha, pode usar cachaça)
2 copos de Club Soda ou água tônica
Cubos de gelo
- Modo de preparar:
Coloque o vinho numa jarra grande. Adicione as frutas, espremendo-as de leve antes de misturar com o vinho para liberar o sabor. Acrescente o açúcar e o Brandy (ou a cachaça). Leve à geladeira por algumas horas. Na hora de servir, acrescente o Club Soda e os cubos de gelo. Caso queira preparar a bebida e já servir, use vinho gelado.
Observação: Se preferir, também pode acrescentar outras frutas de sua preferência, como morango, maçã ou pera.
Receita do Clericot
- Ingredientes:
1 garrafa de espumante ou vinho branco ou vinho rosé
2 xícaras de frutas de sua preferência picadas
2 doses de licor de laranja
Gelo picado
Açúcar
- Modo de preparar:
Coloque as frutas e o licor de laranja em uma jarra grande. Deixe descansar um pouco e acrescente o vinho gelado e o gelo picado. Adoce a gosto e sirva.
EM TEMPO 1
Você sabia que na Europa se consome sangria engarrafada industrialmente? Porém, nesse caso específico, só pode ser chamada assim se a bebida for produzida na Espanha ou em Portugal. Isso porque, em janeiro de 2014, o Parlamento Europeu aprovou a proposta de lei de Denominação de Origem (D.O.) que restringe o uso do nome aos dois países – o restante da União Europeia tem de chamar de “bebida aromatizada à base de vinho”. Entre as marcas disponíveis no mercado estão La Fresquita, Lolea, Spanish Summer, Loco Lopez e Ferdinando, que faz referência ao touro da história infantil que virou longa-metragem de animação pelas mãos do diretor brasileiro Carlos Saldanha.
EM TEMPO 2
Outro drinque famoso feito com vinho é o italiano Bellini. Leva 100ml de Prosecco gelado (ou outro espumante seco) e 50ml de purê de pêssego (se não tiver a fruta fresca, use em conserva). Basta colocar o purê em um copo também gelado e despejar o vinho bem devagar (mas devagar mesmo, a ideia é não deixar formar uma espuma forte). Mexa com delicadeza e… saúde!
Crédito foto no alto: Alexander Gresbek por Pixabay
*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.
No Replies to "Com vinho também se faz drinques refrescantes"