Comidas vegetarianas na crista da onda

Um tendência que permanece e se fortalece cada vez mais: evitar comer carne! Seja pela alta do preço, para ter uma alimentação mais saudável, ou por filosofia de vida e bem-estar animal, cada vez mais as pessoas procuram opções vegetarianas e estabelecimentos gastronômicos têm se desdobrado para oferecer mais e melhor neste sentido.

É o caso do Abbraccio Restaurante, que lançou há pouco novas opções de pizzas, como a Pesto e Formaggio, em suas 12 unidades físicas que oferecem serviço de entrega, localizadas em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Niterói, Brasília.

E os restaurantes de alta gastronomia não ficam atrás. O Leopoldo, que fica no Cambuí, em Campinas, acaba de lançar um menu novo que contempla os adeptos do vegetarianismo, com pratos de babar. É o caso da Mezzaluna recheada de uva verde, palmito, alcaparras, gratinada e acompanhada de tomatinhos desidratados e o Risoto de queijo chèvre com figos brulée, redução de balsâmico e pinoli.

Por que falar disso? Porque 20 de março é Dia Mundial Sem Carne. A data criada em 1985 traz a proposta de grupos de organizações sem fins lucrativos de levar as pessoas a refletirem sobre impacto negativo que o consumo de proteína animal traz para o meio ambiente, saúde e economia.

Diversas pesquisas de mercado e tendências demonstram crescimento dos adeptos deste estilo de alimentação em ritmo acelerado nos últimos anos. Pelo menos 14% da população brasileira se declara vegetariana.

Uma análise encomendada pela Archer Daniels Midland (ADM) ao Ibope DTM, em 2020, mostrou que 52% se identificava como “flexitariano”, um tipo de comportamento no qual há o consumo de carne em menos de três refeições por semana, sendo que nas outras predomina-se a escolha de alimentos vegetais, incluindo grãos integrais, sementes, frutas, legumes e verduras.

No Replies to "Comidas vegetarianas na crista da onda"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.