Temos o resultado da primeira grande premiação no mundo cervejeiro neste ano. O Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau distribuiu no último dia 8 de março, presencialmente, 332 medalhas às melhores cervejas e cervejarias do Brasil inscritas na competição. Ao total, foram 118 medalhas de bronze, 108 de prata e 106 de ouro. O número de amostras para este ano foi recorde: 3.635 inscrições, de 537 cervejarias de 21 estados do país. Os rótulos foram apreciados por 106 juízes, inclusive de outros países, escolhidos por sua expertise.
Como já virou praxe, o estilo com mais inscrições foi a India Pale Ale (IPA), seguida pela American Pale Ale (APA) e do primeiro estilo brasileiro registrado no BJCP, a Catharina Sour.
A cervejaria com mais prêmios na noite foi a Além Bier, cervejaria nascida de uma vinícola em 2017, na Serra Gaúcha. Foram quatro ouros, três pratas e três bronzes. Entre sua carta de cervejas, há rótulos maturados em barricas e com fermentação selvagem, de estilo belga (Belgian Strong Dark Ale) e interessantes toques baseados na vitivinicultura, como uso de leveduras especiais na fermentação do Merlot e uso de uva Sauvignon Blanc. Uma das premiadas, a Saison Muscat Brett, é elaborada com mosto de uva moscatel e envelhecida em barril de carvalho, com adição de levedura Brettanomyces.
Já a Cerveja Blumenau foi a segunda mais premiada, com três ouros, três pratas e um bronze, nas categorias Strong Ale, English-Style Brown Ale, Other Strong Ale or Lager, Specialty Beer, Historical Beer e Field Beer, com a já relatada por aqui Macuca Pé-de-Moleque. A Blumenau também levou o prêmio de melhor cerveja no Concurso, com a CraftLab, na categoria Grodziskie.
O terceiro lugar no pódio ficou com a Cervejaria Sabores do Malte, com três medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Os destaques foram nas categorias Belgian-Style Speciale Belge (cerveja Piano Bar), Belgian-Style Tripel (Você me Desconcentra) e German-Style Oktoberfest/Wiesn (Brasilia Amarela).
Clique aqui para conhecer todas as cervejas premiadas no evento.
Responsável pela realização do evento, a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (ABLUTEC) avaliou que este ano posicionou o Concurso como uma das principais competições de cerveja no mundo. “Foi a coroação de um trabalho de dedicação”, afirmou Develon da Rocha, presidente da associação e uma dos homenageados da noite pelo incentivo ao desenvolvimento do setor de eventos e turismo na região. Além da entidade, o evento tem parceria institucional dos eventos europeus Brussels Beer Challenge, Barcelona Beer Challenge e da Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais.
O Concurso já tem inscrições abertas para o próximo ano. Nossos votos, como amantes da cerveja, é que a edição de 2023 seja ainda maior.
Drinkers for Ukraine
A noite não foi só de culto à cerveja e seus produtores. Escritora, educadora, e uma das juradas do CBC, a ucraniana Lana Svitankova, recebeu da organização do evento uma Moção de Louvor por seus esforços na tentativa de aliviar a dor de seus compatriotas, que hoje vivem em meio ao terror e incertezas da guerra. Svitankova criou projeto cervejeiro para arrecadar fundos para a Cruz Vermelha na Ucrânia, a “Drinkers for Ukraine”. Para acessar o site da campanha, clique aqui.
Confira abaixo a gravação da premiação:
* Letícia Cruz Uma jornalista curiosa pelo mundo das cervejas compartilhando suas descobertas. Entusiasta da cerveja viva e local. Apaixonada pelos lúpulos! Criadora do @cervejopedia no Instagram e da loja @cervejopedia.beershop, que fica em Santana, capital paulista.
No Replies to "Concurso Brasileiro de Cervejas premia mais de trezentos rótulos em 2022"