De 22 a 31 de agosto tem Cozinhando com palavras na Bienal do Livro

cozinhando com palavrasPor Érika Soares

A literatura é um dos temas do momento, já que está para começar a 23ª Bienal do Livro de São Paulo. De sexta-feira, dia 22 até 31 de agosto, o Pavilhão de Exposições do Anhembi vai receber apaixonados por livros de todas as idades para assistir debates, palestras, conhecer as novidades editoriais, conversar com autores.

Os livros de gastronomia terão mais uma vez um tratamento diferenciado por meio do Cozinhando com Palavras, que pela terceira vez  ocorre no evento e também esteve presente na última Flip em Paraty. Durante os 11 dias de feira, serão realizadas 64 palestras, quatro por dia, que abordarão assuntos variados pertinentes ao universo gastronômico, com a participação de chefs de cozinha, autores, pesquisadores, enólogos e diversos profissionais ligados à área da cultura.

Entre os temas estão tendências (como  o que será realizado no próximo sábado, dia 23, com a presença do produtor cultural Jô Takahashi, autor de Izakaya: Por Dentro dos Botecos Japoneses, a escritora e crítica gastronômica Marcia Zolatz, do site Cozinha da Marcia, e a chef Daniela Narciso, idealizadora do Chefs de Rua),  história – como a conversa com o antropólogo e museólogo, Raul Lódy, na manhã do dia 28 – e até a relação da Ópera com vinhos, a ser tratado no encontro do crítico musical Sérgio Casoy com o enólogo Aguinaldo Zackia Albert, agendado para a noite do dia 30.

Para participar, é preciso retirar a senha 30 minutos antes do início das apresentações escolhidas.

Confira a programação do Cozinhando com Palavras

Dia 22 – sexta-feira

11h – Padaria Brasil
Consagrado mundialmente e com mais de 30 anos de experiência, o Chef Luiz Farias, reúne em seu livro Padaria Brasil receitas que fazem grande sucesso em nossas padarias. Ele vai conversar sobre a evolução do modelo de padaria no país, um tipo de estabelecimento que já faz parte da cultura brasileira.

14h – Os Pães De Que Mais Gosto
Encontro como o chef padeiro Rogério Shimura, autor do livro Os Pães de Que Mais Gosto, que reúne suas 40 receitas favoritas. Conhecido por seu trabalho com o chef Alex Atala, com quem manteve a padaria Em Nome do Pão, ele dedica-se à formação de novos chefs padeiros, em sua escola de panificação, e à sua loja R. Shimura Panificação.

17h – Pão Nosso
Foi na década de 1990, que o crítico de restaurantes e um dos fundadores do caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, Luiz Américo Camargo começou a fazer pães em casa e a pesquisar o uso de fermentação natural. E ele vai falar sobre as boas receitas de pão e sobre seu livro Pão Nosso.

19h30 – Pequenas Histórias de Grandes Receitas
Toda história tem uma comida e toda comida tem uma história. Este é o mote do encontro saboroso com o chef de cozinha e editor da Melhoramentos, Breno Lerner, autor de A Cozinha Judaica e do premiado O Ganso Marisco e Outros Papos de Cozinha.

Dia 23 – sábado

11h – A Mesa no Oriente Médio
Conhecida como pesquisadora do modernismo brasileiro, a escritora e jornalista Márcia Camargos, biógrafa de Monteiro Lobato, também tem um interesse grande pela vida e sociedade no Oriente. Entre seus mais de vinte livros, destacam-se o ensaio O Irã Sob o Chador, com Adriana Carranca, e o romance A Travessia do Albatroz. Ela também foi curadora da mostra Cinema: Oriente Médio.

14h – Tendências Gastronômicas
As novas tendências na gastronomia mundial é o tema desta conversa que reúne o produtor cultural Jô Takahashi, autor de Izakaya: Por Dentro dos Botecos Japoneses, a escritora e crítica gastronômica Marcia Zolatz, do site Cozinha da Marcia, e a chef Daniela Narciso, idealizadora do Chefs de Rua, projeto que reúne a alta gastronomia com a comida de rua.

17h – Mocotó
O premiado chef Rodrigo Oliveira, que comanda o restaurante de cozinha brasileira de São Paulo, o Mocotó, fala sobre sua trajetória na gastronomia. Fundado em 1973 por seu pai, o restaurante ficou conhecido como uma tradicional Casa do Norte. Mas coube a Rodrigo aprimorar o menu da casa, tornando o Mocotó referência no que há de melhor da culinária do sertão.

19h30 – Os Melhores Restaurantes do Mundo
Amigos há décadas, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Ricardo Amaral percorreram o Brasil e o mundo descobrindo novos pratos e novos chefs. Escreveram o Guia dos Guias, um livro com a lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, os mais badalados, para ver e ser visto e as grandes apostas. Com textos irreverentes e originais, o guia apresenta fotos e informações detalhadas sobre os restaurantes.

Dia 24 – Domingo

11h – Festival de Tiradentes
O Festival de gastronomia de Tiradentes é o mais tradicional encontro cultural gastronômico do país, hoje sob comando de Rodrigo Ferraz e a partir dele foi criado uma expedição que busca no Brasil todo, identificar o terroir, produtos e produtores. Objeto de pesquisa do vídeo maker Rusty Marcellini, apresentará vídeos de suas pesquisas e que serão editados no Livro Brasil – Expedição Gastronomica 2 (o volume 1 teve como autores Guta Chaves e Dolores Freixa além de Rodrigo Ferraz).

14h – Os Banquetes do Imperador
Os autores do livro Os banquetes do Imperador/Menus colecionados por Dom Pedro II: Receitas e Historiografia da Gastronomia no Brasil do século XIX, os chefs e pesquisadores André Boccato e Francisco Lellis falam sobre essa incrível aventura pelos mais de 130 cardápios do século XIX colecionados por D. Pedro II, quase todos escritos em francês.

17h – Pitadas da Rita
Rita Lobo é uma referência para os que amam renovar a cozinha no cotidiano. É o que ela ensina no Blog Panelinha, e nos seus livros Panelinha, Receitas que Funcionam, Cozinha de Estar e no recém-lançado Pitadas da Rita: Receitas e Dicas Práticas para Deixar o Dia a Dia Mais Saboroso. Desde 2013, é publisher do selo Panelinha, da Companhia das Letras.

19h30 – Segredos do Gosto
A chef Monica Rangel, do restaurante O Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá, é conhecida por sua batalha pela gastronomia brasileira. Em seu livro Interpretações do Gosto, ela reúne receitas de petiscos, produtos artesanais, ingredientes da montanha, doces e muito mais, recuperando uma cozinha de tropeiros, de andarilhos, e também da Corte.

Dia 25 – Segunda

11h – A Arte do Marzipã
Encontro com a chef Magda Botezelli, especializada na modelagem do marzipã. Há alguns anos, esta cake designer vem enfeitando prateleiras de lojas de doces, mesas de festas e aniversários com seu trabalho. Ela vai mostrar um pouco de sua arte, com a modelagem e a pintura das suas famosas frutinhas de marzipã.

14h – Depoimento de Alex Atala ao MIS
Considerado um dos melhores chefs de cozinha do mundo, Alex Atala conversa com a educadora Rosa Moraes, Diretora de Hospitalidade e Gastronomia da Rede Laureate no Brasil. Atala iniciou sua carreira aos 19 anos, na escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica. Trabalhou na França no restaurante Jean Pierre Bruneau e no Hotel de la Cote D’Or. De volta ao Brasil, em 1999, inaugurou o D.O.M. Restaurante, onde a cultura alimentar do país se tornou protagonista de uma cozinha de vanguarda.

17h – Banquetes dos Orixás
O chef paraibano Carlos Ribeiro, que comanda o restaurante Na Cozinha, em São Paulo, apresenta um cardápio típico das religiões afro-brasileiras, destacando a influência africana na culinária do Brasil. Ele é autor do livro Comida de Santo Que se Pode Comer, com 16 receitas de pratos tipicamente brasileiros.

19h30 – Eu Sou do Camarão Ensopadinho com Chuchu
A chef carioca Roberta Sudbrack é uma incansável pesquisadora da culinária cotidiana brasileira. Em seu livro Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu, cujo título é uma homenagem à Carmen Miranda, Sudbrack apresenta 25 receitas, o modo de preparo e os bastidores de sua criação.

Dia 26 – terça-feira

11h – Por Uma Vida Mais Doce
Formada pela École Lenôtre, uma das principais escolas de pâtisserie do mundo, a jovem Danielle Noce apresenta um pouco de seus conhecimentos como exímia confeiteira. Desde 2011, ela é apresentadora e redatora do site e programa I Could Kill For Dessert. Ela também é apresentadora do programa A Doce Cozinha de Dani Noce no canal da Tastemade Brasil.

14h – Cão Chupando Manga
Encontro com a escritora e chef Joyce Cavalcante, autora do romance Cão Chupando Manga, no qual ela conta a história do migrante Zezito, um audacioso garçom cearense. O cenário político, a ganância dos empresários, o amor livre e muitas receitas gastronômicas são os temperos e ingredientes deste romance.

17h – Conversando com Wessel
Filho de Lászlo Wessel, fundador da marca mais conceituada de carnes no Brasil, István dirige a Wessel Culinária & Carnes ao lado do seu filho Daniel, e dedica-se, ainda, à atividade que lhe proporciona grande prazer: escrever. Sua paixão por gastronomia, vinhos e charutos, aliada ao dom da escrita e senso de humor refinado, resultará em deliciosa e instrutiva apresentação.

19h30 – 1.000 Receitas
Há mais de vinte anos, Palmirinha Onofre cativa milhões de fãs com suas receitas na televisão. Em 1999, ganhou um programa só seu na TV Gazeta – o TV Culinária. E, hoje, apresenta o Programa da Palmirinha, no canal Bem Simples, da Fox International Channels Brasil. Além de vários livros de receita, ela também escreveu o autobiográfico A Receita da Minha Vida.

Dia 27 – quarta-feira

11h – Atitudes Saudáveis na Cozinha
Uma conversa com a personal chef Carla Elage, que comanda o Carla Elage Gastronomia desde 2002 e está à frente do Brilat Café, em São Paulo, desde 2005, com o professor de literatura, gramático e escritor, Roberto Juliano, autor do livro O Dilema do Vegano: Crônicas, Viagens e Receitas.

14h – Gastronomia Sertaneja
Especialista em educação, mas com um profundo conhecimento da cozinha do sertão pernambucano, Ana Rita Dantas Suassuna é autora do elogiado livro Gastronomia Sertaneja: Receitas que Contam Histórias, no qual ela descreve o universo da alimentação sertaneja, dos ingredientes aos apetrechos da cozinha.

17h – Comer Rezando
É com versos que a ilustradora e poetisa Tânia Carneiro Leão ensina receitas de pratos variados, como um arroz de pato, ou um manjar de manga, que segundo a autora era a sobremesa preferida de Jorge Amado e do poeta Carlos Pena Filho. Ela é autora do livro de poemas culinário Comer rezando: receitas rimadas e ilustradas.

19h30 – As Doceiras
Sócia proprietária dos restaurantes Carlota e Las Chicas, Carla Pernambuco pode ser definida como uma chef multimídia. Além de ser uma das mais conceituadas chefs do Brasil, ela também é blogueira e escritora, com oito livros publicados. Com Carolina Brandão, ela é autora do livro As Doceiras, com releituras de receitas clássicas.

Dia 28 – quinta-feira

11h – Raízes da Cultura Gastronômica Brasileira
Antropólogo e museólogo, criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana, Raul Lódy tem uma trajetória de pesquisa e recuperação de documentos da história da alimentação no Brasil. Ele é o organizador do livro Farinha de Mandioca: o Sabor Brasileiro e as Receitas da Bahia, que trata da farinha de mandioca, base alimentar dos indígenas.

14h – iChef
Carlos Bertolazzi começou sua carreira como chef após terminar seus estudos no Piemonte e trabalhar no Flipot, na Itália. Em seu livro iChef: histórias e receitas de um chefe conectado, o chef-proprietário dos restaurantes Zena Caffè e Per Paolo fala de sua carreira e de todo o processo de construção de um profissional da cozinha.

17h – Casa da Farinha – Fábrica de Sonhos
Chamada de “ouro em pó”, a farinha de mandioca faz parte da história do Brasil. E sobre esta história, com suas receitas tradicionais e modernas, que a chef Aldryne Leite irá falar. Ela é co-autora do livro Casa da Farinha – Fábrica de Sonhos, em parceria com o chef Marco Antônio Souza.

19h30 – Mistura Morena
Chef dos restaurantes Capim Santo e Santinho, de São Paulo, Morena Leite apresenta suas receitas favoritas com frutas e raízes do Brasil, compiladas no seu livro Mistura Morena. Desde pequena, Morena convive com panelas e restaurantes. Mas foi no Cordon Bleu, onde estudou, que ela encontrou a técnica para orientar seu trabalho: brincar com os sentidos, explorar sabores e revisitar pratos tradicionais.

Dia 29 – sexta-feira

11h – O Que Vai Ter Lá Em Casa Hoje?
Reunindo arte e gastronomia, a artista plástica Teté Droghetti apresenta suas receitas rápidas, fáceis e extremamente saborosas, transformando definitivamente a cozinha em arte. Ela é autora do livro O Que Vai Ter Lá Em Casa Hoje?, que nasceu de sua paixão e curiosidade pelo mundo da culinária.

14h – Cozinha de Saudade da Avó
Autor dos livros de receita “Torta da Avó”, “Bolo da Avó” e o recém-lançado “Pudim da Avó”, o fotógrafo, jornalista e chef André Boccato conversa sobre essas receitas maravilhosas e tão cheias de boas lembranças. Curador do Cozinhando com Palavras, Boccato é também autor de 12 títulos em culinária e gastronomia.

17h – Sex and The Kitchen
Criador do Blog Cuecas na Cozinha, Alessander Guerra adora um bom tempero. E não só no prato, mas na vida de modo geral. É com bons ingredientes que ele escreveu o romance-gastronômico Sex and The Kitchen, no qual descreve, com sabor e 70 receitas elaboradoras por vários chefs, as aventuras de seus protagonistas, P e G.

19h30 – O País das Bananas
Colunista do caderno Paladar, de O Estado de S. Paulo, e diretor de redação da Revista Gosto, J. A. Dias Lopes apresenta receitas da gastronomia brasileira. Ele é autor de A Canja do Imperador, A Rainha que Virou Pizza e do recém-lançado O País das Bananas, no qual recolhe crônicas e 81 receitas genuinamente nacionais.

Dia 30 – sábado

11h – Jaboteco
Encontro de boteco com a presença de autores premiados no Jabuti Gastronômico. Trata-se de um bate papo informal com finalistas dos últimos anos.

14h – Quindim
Doceira de mão de cheia, Cátia Farias, junto de seu marido e filhos, transformou um período de dificuldade em oportunidade, criando a primeira casa do mundo especializada em quindins gourmets, o Bendito Quindim. Produzidos de maneira artesanal, ela oferece 15 versões criativas de quindins.

17h – Loucuras de Chocolate
Simone Izumi é arquiteta. Mas dois anos depois de sua graduação, rendeu-se aos encantos da confeitaria e chocolateria. Proprietária da Divas Chocolates desde 2004 e autora do blog Chocolatria, ela é autora do livro Loucuras de Chocolate. Ela produz os chocolates vendidos na Sanrio Café, loja oficial da Hello Kitty em São Paulo.

19h30 – A Presença do Vinho na Ópera
Com trechos retirados de óperas de Rossini, Donizetti, Verdi, Puccini, Bizet, Mascagni, J.Strauss II, Arrieta e Thomas, este encontro com o crítico musical Sérgio Casoy e com o enólogo Aguinaldo Zackia Albert aborda as várias referências feitas ao vinho nas óperas. São cenas em contextos variados que vão desde a mais pura comédia até os dramas de alta densidade.

Dia 31 – domingo

11h – Gastronomia nas Telenovelas
Doutor em Teledramaturgia pela USP e membro da Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão de Nova York, Mauro Alencar vai conversar sobre a cozinha nas telenovelas brasileiras, comentando cenas de Feijão Maravilha, Escrava Isaura, Avenida Brasil, Chocolate com Pimenta e A Próxima Vítima, entre outras. Para participar da conversa, o ator Dalton Vigh, que fez o chef Renê Velmont, na novela Fina Estampa.

14h – Sabores do Mundo
Inspirado na Copa de 2014, o chef Edu Guedes recuperou receitas que aprendeu em suas inúmeras viagens pelo mundo, recriando cada uma delas especialmente ao gosto e ao estilo de vida dos brasileiros. Elas estão reunidas no livro Sabores do Mundo. Ele apresenta suas receitas no programa Hoje em Dia, na Rede Record.

17h – Magali, 50 anos
Quem não se lembra de Magali, devorando uma bela melancia. A personagem comilona da Turma da Mônica, de Maurício de Souza, completa 50 anos. E para comemorar essa data, o Cozinhando com Palavras promove um encontro especial.

Serviço
23ª Bienal do Livro de São Paulo
Data: de 22 a 31 de agosto
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo.
Ingressos: R$ 12 inteira e R$ 6 a meia entrada.

No Replies to "De 22 a 31 de agosto tem Cozinhando com palavras na Bienal do Livro"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.