Por Sandra Mian*
As almôndegas atuais são uma variante de uma especialidade criada no Império Persa (atual Irã), provavelmente no século 12. O nome original – koofthe – significa “carne moída”. Com as invasões árabes na Europa e na Ásia, os koofthe ou kofta foram sendo adaptados às condições de cada região conquistada. A carne ovina originalmente usada foi sendo substituída pela proteína mais abundante em cada região e pelos temperos disponíveis ou preferidos de cada povo. Isso originou uma grande diversidade de receitas, com sabores, texturas e formatos diferentes.
Uma curiosidade histórica: o atual hambúrguer é, no fundo, uma variante das almôndegas! Ou seja, as ideias para criação de linhas de almôndegas diversificadas podem ser aplicadas sem grandes problemas para as linhas de hambúrgueres.
O nome almôndega é de origem árabe. Os árabes chamavam de búndiqa as avelãs e tudo o que tivesse a forma arredondada. Al-búndiga era “a bolinha”. Até hoje, nos países norte-africanos e no sul da Itália, muitas almôndegas são feitas no tamanho de bolinhas de gude. Quando os árabes invadiram o sul da Europa, o nome foi transformado em “almôndega” em Portugal e “albóndiga” na Espanha.
No Brasil, as almôndegas – introduzidas pelos portugueses – se popularizaram realmente com a imigração italiana. Nos países hispânicos, ela foi introduzida pelos espanhóis e mantêm, em geral, as características originais.
* Sandra Mian é engenheira de alimentos, estudiosa dos aspectos antropológicos da alimentação e escreve para o site www.carnetec.com.br, onde essa matéria foi publicada originalmente. Ela também, vez ou outra, colabora com Entre Sabores a partir de posts publicados no Grupo Comida pra Estar de Bem com a vida no Facebook, espaço que criou para falar sobre técnicas, receitas e curiosidades do universo gastronômico. O grupo é aberto! Participe!
https://www.facebook.com/groups/240127929523952/
3 Replies to "De onde vieram as almôndegas?"
AERM 20 de agosto de 2023 (17:05)
Etimologia claramente incompleta e mal explicada: a palavra provém do árabe البُنْدُقَة (al-bunduqa, “avelã” ou “bolinha”) por sua vez derivada do grego ποντικό (Pontikó – de Pontus, nome antigo do Mar Negro), com o mesmo significado.
Campinas Entre Sabores 7 de setembro de 2023 (11:54)
Olá! Obrigada por nos enviar essa informação!
Henrique Gonçalves Dias 4 de outubro de 2023 (13:55)
Complexo e maravilhoso!