É tempo de celebrar a uva Grenache

Por Lalá Ruiz*

Em junho de 2010, 270 representantes de 22 países se reuniram em La Verrière, no Vale do Rhône, na França, para participar do Grenache Symposium. O objetivo? Discutir o futuro dessa variedade de origem espanhola que está entre as mais versáteis surgidas na região do Mediterrâneo. E uma das ações tomadas pelos participantes para divulgar a uva foi instituir o Dia da Grenache (ou Grenache Day), que passou a ser comemorado toda terceira sexta-feira de setembro – em 2023, portanto, neste dia 15.

Vídeo realizado no Grenache Symposium em 2010

Também chamada de Garnacha (Espanha), Garnatxa (Catalunha), Roussillon (França), Rooi Grenache (África do Sul) e Cannonau (Córsega e Sardenha, na Itália), a Grenache ocupa, hoje, a sétima colocação entre as dez variedades de uvas viníferas mais cultivadas do mundo. É utilizada na composição de vinhos de diferentes tipos, especialmente tintos e rosés, em regiões como Aragon, Maresme, Priorat e Rioja (Espanha); Sardenha (Itália); e Vale do Rhône e Languedoc-Roussillon (França).

Aliás, vale ressaltar que França e Espanha concentram a maior parte da área plantada com essa uva. Mas, por dar-se bem em regiões com altas temperaturas e clima árido, a Grenache também é cultivada, com sucesso, nos Estados Unidos, na Austrália, no México, em Marrocos e até mesmo no Brasil. Por ser uma uva de colheita tardia, gera frutos doces que resultam em vinhos aromáticos, com poucos taninos, baixa acidez e com um bom teor alcoólico, chegando até 15 graus.

Curiosidades sobre essa uva:

  • A Grenache é o “G” dos chamados vinhos GSM, que são os blends feitos a partir de Grenache, Syrah e Mourvèdre, clássicos da região de Côtes du Rhône, na França.
  • Ela é uma das 14 variedades de uvas com permissão para serem usadas nos vinhos Châteauneuf-du-Pape, a mais importante denominação do sul do Rhône (as outras são Syrah, Mourvèdre, Cinsault, Muscardin, Counoise, Vaccarèse, Terret Noir, Grenache Blanc, Clairette, Bourboulenc, Roussanne, Picpoul e Picardan).
  • Ao ser utilizada em cruzamentos, deu origem a duas castas importantes: a Alicante Bouschet, resultado do cruzamento com a Petit Bouschet, e a Caladoc, resultado do cruzamento com a Malbec.
  • Devido à sua reconhecida versatilidade, harmoniza com queijos envelhecidos, embutidos como salames e copa, pratos “apimentados” e diferentes tipos de carne (incluído as de caça) e peixes. Também combina bem com chocolate amargo.

Prontos para comemorar o Dia da Grenache?

Então, confira abaixo uma seleção de cinco vinhos para brindar com estilo essa uva tão importante!

1. Les Fruits Sauvages Rosé de Grenache 2019

Produzido pela vinícola Abbotts & Delaunay, localizada na região do Languedoc, na França. É um rosé seco fresco e frutado, 100% Grenache, com teor alcoólico 12,5 graus.

2. La Tonnelle Provence Rosé 2020

Vinho da região da Provence, na França. Produzido pela vinícola Vins Breban, é um blend de Cinsault, Grenache e Syrah com 13 graus de teor alcoólico. Fresco, leve e frutado.

3. Cotes du Rhone Villages Chateau La Borie 2019

Tinto de corpo médio produzido na França pela vinícola Château La Borie, no Vale do Rhône. Fresco e frutado, é um GSM, ou seja, feito a partir do blend de Grenache, Syrah e Mourvedre.

4. Ramon Bilbao Limite Sur 2018

Produzido pela vinícola Ramon Bilbao, de Rioja, na Espanha. Trata-se de um tinto 100% Grenache, com passagem em barris de carvalho, em tanques de cimento e em ânforas.

5. Menguante Garnacha 2020

Tinto da região de Aragon, na Espanha, onde nasceu a Grenache. Feito 100% com essa cepa, é produzido pela Viñedos y Bodegas Pablo. Amadurecimento de 6 meses em barril de carvalho.

EM TEMPO

Importadora de rótulos alemães lança Clube de Vinho

A importadora Weinkeller, especializada em rótulos alemães, lança o seu Clube de Vinhos com assinatura anual. A cada dois meses o associado receberá duas garrafas de vinho selecionadas por Vivien Kelber, proprietária da importadora.

São dois tipos de assinaturas: a WeinClub Explorer, que custa R$ 2.700 e consiste num pacote surpresa com dois vinhos; e o WeinClub Gourmet, que custa R$ 3.400 e corresponde a um pacote surpresa com dois vinhos, mais comidas do Chef Tobias.

Fotos: Divulgação

No mês em que não há entrega de garrafas, o cliente recebe detalhes sobre os vinhos que serão enviados no mês subsequente. As assinaturas ainda trazem benefícios como desconto permanente de 10% em todo portfólio, exceto promoções; promoções mensais exclusivas; e preferência na aquisição de vinhos raros e estoques limitados, entre outros.

COMO ASSINAR

  • Pelo telefone: (11) 95916-0943.
  • Pelo e-mail: concierge@weinkeller.com.br
  • Mais informações: Instagram da importadora (@weinkeller_vinhos) e www.weinkeller.com.br

*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.

No Replies to "É tempo de celebrar a uva Grenache"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.