Portugal é um país conhecido por sua rica história, cultura e culinária. O éclair, delícia que provei e nunca mais deixei de comer, é uma das preciosidades do país, especialmente o que é servido na Leitaria da Quinta do Paço, um dos doces mais populares.
Ele é feito com massa choux, recheado com chantilly e coberto com chocolate. Mas, o que o torna tão especial é a qualidade dos ingredientes. A massa é feita com leite fresco da região, o chantilly com creme de leite fresco e o chocolate é importado da Bélgica.
Outro fator que enriquece e contribui para o sucesso do éclair é sua história. Já viram que amo as histórias dos pratos, não é?
A Leitaria da Quinta do Paço é uma empresa familiar com mais de 100 anos de existência e a receita é um segredo de família passado de pai para filho. Foi fundada em 1920, na cidade de Paços de Ferreira, no norte de Portugal, por Alexandre Aranha Furtado de Mendonça, um homem influente ligado à lavoura e à criação de gado para a produção de leite.
Na década de 1930, a empresa começou a distribuir leite pasteurizado em garrafas de vidro, posteriormente vendidos pelas vendedoras de rua no Porto. Em 1950, começaram a produzir outros produtos lácteos, como manteiga, queijo e iogurtes. Foi quando o filho de Alexandre, José Furtado de Mendonça, que era um padeiro experiente a procura de uma sobremesa que fosse leve e saborosa, criou o éclair.
O éclair da Quinta do Paço acabou se tornando a sobremesa símbolo de Portugal, por isso quando vier pra cá você tem que experimentar.
Dica extra: peça para acompanhamento o café com o grão produzido por eles mesmos, o LQP Coffee. Para quem ama essa combinação, não vai se arrepender.
Déa Jordão Jornalista pós-graduada pela Puc Campinas. Trabalhou muitos anos no mundo da moda e como professora universitária. Hoje viaja pelo mundo, com Portugal sendo pouso, provando e escrevendo sobre suas experiências. Acredita que sabores, cheiros e cores são elementos essenciais da experiência humana que podem nos transportar para lugares longínquos, despertar memórias e emoções. Siga @deapelaeuropa.
No Replies to "Éclair da Quinta do Paço: um doce com história"