Edital apoia projetos de promoção do vinho brasileiro

Por Lalá Ruiz*

Boa notícia para quem apoia e trabalha em prol do vinho brasileiro. O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) lançou um Edital de Apoio às Ações de Promoção Nacional, iniciativa que prevê a distribuição de recursos para projetos que promovam os vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros.

O apoio institucional e financeiro da entidade será limitado em até 50% do orçamento total da ação proposta, observando-se o teto de R$ 30 mil por projeto. O valor destinado por essa iniciativa compreende um montante de R$ 94,5 mil e cobrirá projetos e eventos que deverão ser executados de 11 de setembro a 10 de dezembro de 2024. O edital completo pode ser conferido no site www.consevitis-rs.com.br.

As inscrições podem ser feitas até 12 de agosto e os resultados serão divulgados no dia 19 de agosto. Podem ser inscritas ações de promoção nos formatos de feiras, seminários, cursos, eventos de degustação, exposições, ações de fomento ao enoturismo (eventos e publicações), eventos esportivos (exclusivo para promoção do suco de uva) e apoio a publicações como livros e documentários cujo público-alvo seja o consumidor final.

Vale ressaltar que a ação deverá ser realizada obrigatoriamente em território nacional, de forma presencial, virtual ou híbrida. A comissão de licitação avaliará os projetos inscritos de acordo com um conjunto de objetivos, tais como:

  • Apoiar ações em consonância com os objetivos da criação do Consevitis-RS e à sua imagem institucional;
  • Promover a valorização da vitivinicultura brasileira, bem como sua disseminação e popularização em todo o território nacional;
  • Promover o consumo moderado do vinho e derivados da uva e do vinho;
  • Promover o consumo do suco de uva;
  • Incentivar ações vinculadas à vitivinicultura;
  • Incentivar o enoturismo brasileiro; e
  • Promover conhecimento a respeito da história da vitivinicultura no Brasil, do vinho e derivados da uva e do vinho.

Sobre o Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola. (*Com informações Assessoria de Imprensa)

ENTRE TANINOS

Grupo Vino! inaugura unidade em Ribeirão Preto

O Grupo Vino!, a maior rede de wine bars do Brasil (são 50 em todo o país), abriu uma unidade em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Trata-se da 14ª do grupo em São Paulo, estado que responde por 29% do faturamento da rede – na região de Campinas, tem lojas em Atibaia e Indaiatuba.

Situado na Avenida Sumaré, 441, o estabelecimento foi projetado com atenção aos detalhes para atender às preferências dos clientes locais, o que reforça a missão da rede de tornar o vinho acessível a todos.

Foto: Divulgação

Além de oferecer aos clientes uma seleção de 150 rótulos de vinho, a casa conta com restaurante e bar diversificado. O Vino! Winebar – Ribeirão Preto funciona aos domingos, das 12h às 17h; às quartas e quintas, das 18h às 23h; e às sextas e sábados, das 12h à meia-noite.

Salton lança mais dois espumantes premium

A vinícola Salton lança neste mês de agosto dois rótulos de sua linha de espumantes premium, a Salton Ouro. São eles: Salton Ouro Prosecco, um espumante seco e levemente mais adocicado do que um brüt, e Salton Ouro Moscatel, de acidez refrescante e paladar adocicado na medida certa.

Novidades da Salton (Foto: Divulgação)

As novidades se unem aos clássicos Salton Ouro Brut Rosé, Salton Ouro Brut e Salton Ouro Extra Brut e podem ser encontradas em restaurantes, supermercados, adegas e lojas especializadas, além das lojas próprias na Vinícola Salton e na Casa di Pasto Família Salton, em Bento Gonçalves (RS) e na Enoteca Família Salton em São Paulo (SP).

HARMONIZA SOM

Desde o dia 26 de julho, Paris, na França, sedia os Jogos Olímpicos de 2024. A maratona esportiva que reúne os melhores atletas do mundo termina neste domingo, 11 de agosto. Se fôssemos realizar uma “Olimpíada do Vinho”, com certeza o país sede, assim como acontece no torneio esportivo, também estaria entre os líderes do quadro de medalhas. Afinal, a França produz alguns dos melhores vinhos do mundo.

Não me arrisco a fazer um ranking, mas, gostaria de indicar os rótulos da Pierre André, que tive a oportunidade de conhecer em recente degustação realizada na loja da Grand Cru de Campinas. A Pierre André é uma vinícola da região da Borgonha que se destaca pela produção de um excelente Chablis (branco 100% Chardonnay) e de um delicioso Hautes Côtes de Beaune (tinto 100% Pinot Noir), entre outros rótulos.

O Chablis da Pierre André: bom custo benefício

Para “harmonizar”, sugiro uma boa playlist de canções francesas de diferentes épocas, daquelas que misturam Non, je ne Regrette Rien, da rainha Edith Piaf, com Voyage Voyage, clássico dos anos 1980 gravado pela cantora Desireless, sem qualquer peso na consciência. Procure uma na sua plataforma de streaming preferida.

Ah! E por falar em Non, je ne Regrette Rien, a famosa canção composta por Michel Vaucaire e Charles Dumont já foi gravada por cantoras brasileiras como Maria Bethânia (confira vídeo abaixo) e a saudosa Cássia Eller. Santé!

*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.

No Replies to "Edital apoia projetos de promoção do vinho brasileiro"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.