Por Lalá Ruiz*
Estão abertas as inscrições para o 6º Encontro Enoconexão, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, na cidade de Louveira (SP). Trata-se de um evento técnico sobre viticultura, enologia e enoturismo organizado pela empresa Enoconexão em parceria com o Polo Turístico do Circuito das Frutas e apoio da Prefeitura Municipal de Louveira. A programação contará com palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros, apresentação de equipamentos e degustação de vinhos.
Entre os temas a serem debatidos, destaque para a questão dos efeitos do fenômeno climático El Niño na produção de uvas. O El Niño se caracteriza pelo aquecimento fora da normalidade na porção equatorial das águas do Oceano Pacífico, e ocorre em intervalos de cinco a sete anos, com duração média de um ano e meio. No Brasil, esse fenômeno ocasiona secas prolongadas nas regiões Norte e Nordeste e chuvas intensas e volumosas no Sul.
“Por isso o 6º Encontro Enoconexão vai abordar o tema em duas palestras técnicas relevantes, com profissionais referências no setor, para trazer informações para que os produtores de uva possam se apropriar do assunto”, diz Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão. “O que queremos é que o produtor avalie quais os principais impactos desses fenômenos na região dele e quais mudanças, seja na infraestrutura, seja no manejo, ele terá que estar preparado para fazer”, completa Ariana Sgarioni, enóloga e organizadora do evento.
Confira abaixo a programação completa:
8/10/2023 (QUARTA-FEIRA)
- 13h30 – Apresentação dos Equipamentos Zambelli
- 15h – Palestra: “Como determinar o perfil organoléptico aplicado ao caso dos vinhos ultra premium”. Com: Marta Dizy Soto, graduada em Ciências Biológicas e doutora em Química pela Universidade Autônoma de Madri com especialização no Master em Enologia e Viticultura da Universidade Politécnica de Madri (Espanha).
- 16h30 – Palestra: “Fatores relevantes que determinam a qualidade dos vinhos e seu potencial de passagem por barricas de carvalho”. Com: Álvaro Peña-Neira, engenheiro agrônomo, enólogo e professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade do Chile, com PhD em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Politécnica de Madri.
- 19h – Degustação Nadalié
9/10/2023 (QUINTA-FEIRA)
- 13h30 – Palestra: “Mudanças climáticas e os impactos na viticultura: El Niño, La Niña… e agora?”. Com: Leonardo Cury, graduado em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012).
- 15h – Palestra: “Cultivo protegido de videira: Detalhes para se garantir produção e qualidade”. Com: Henrique Pessoa dos Santos, engenheiro agrônomo com mestrado em Fitotecnia e doutorado em Fisiologia Vegetal.
- 16h30 – Palestra: “Novas fronteiras vitivinícolas – A técnica de dupla poda”. Com: Lucas Amaral, graduado em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de São Paulo (2017) e mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2021). Pesquisador da Epamig – Núcleo Tecnológico Uva e Vinho desde 2021 e responsável técnico pela Vinícola Experimental.
- 18h – Encerramento.
Sobre o Encontro Enoconexão
O Encontro Enoconexão foi criado em 2018 com o objetivo de ser um instrumento sociocultural de promoção de informações técnicas e gratuitas de produção, manejo e vinificação a entusiastas da sociedade, representantes e profissionais da enologia e da viticultura. O projeto surgiu a partir da necessidade de resgate cultural da vitivinicultura, primeiramente percebida em Jundiaí (SP), assim como nas demais cidades do Circuito das Frutas e as regiões de Jales, São Roque e São Miguel Arcanjo.
ANOTE NA AGENDA
6º Encontro Enoconexão
Data: 8 e 9 de novembro de 2023 (QUARTA e QUINTA-FEIRA).
Local: Salão de Cultura e Eventos de Louveira (Estrada Miguel Bossi, 130 – Bairro Guembê, Louveira, SP).
Quanto: Entrada gratuita.
Inscrições: https://bit.ly/enoconexao
(*Com informações Assessoria de Imprensa)
EM TEMPO 1
Concurso Vinhos e Destilados do Brasil volta a ter a chancela do CMB
Em 2024, quando chega à sua 24ª edição, o Concurso Vinhos e Destilados do Brasil (CVDB) volta a ter a chancela do Concurso Mundial de Bruxelas (CMB) e passa a se chamar Brasil Selection by CMB. “Temos muito orgulho em anunciar a notícia dessa chancela, de suma importância para o CVDB. Isso vem atestar nosso empenho em realizar um concurso com transparência e credibilidade. Para o consumidor é garantia de escolher com segurança produtos medalhados de excelência”, comemora a empresária Zoraida Lobato. O Brasil Selection by CMB 2024 será em setembro e as informações sobre inscrições serão divulgadas em breve. (*Com informações Assessoria de Imprensa)
EM TEMPO 2
Ponto Nero Enjoy Viognier tem rótulo em veludo e edição limitada
No ano em que completa 15 anos, a Ponto Nero, marca especialista na elaboração de espumantes por meio do método charmat e que compõe o portfólio do Grupo Famiglia Valduga, lança o Ponto Nero Enjoy Viognier. Totalmente elaborado com a variedade Viognier, este rótulo traz uma releitura dos clássicos vinhos dessa uva, reconhecida por suas notas aromáticas, coloração dourada e firme estrutura. Está disponível em edição limitada de 7.500 garrafas numeradas, rótulo de veludo e uma medalha que celebra os 15 anos da marca. O Ponto Nero Enjoy Viognier está disponível no e-commerce do Grupo Famiglia Valduga e em lojas parceiras. (*Com informações Assessoria de Imprensa)
*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.
No Replies to "Enoconexão coloca mudanças climáticas na pauta"