Um dos pilares de Entre Sabores é a gastronomia como cultura. Por isso, este espaço busca constantemente desvendar história de pratos, mostrá- los como arte de misturar com maestria ingredientes, especiarias e criatividade de chefs, gastrônomos, cozinheiros. Isso porque considera que gastronomia é um patrimônio imaterial dos povos.
É por este motivo que Entre Sabores abraça a campanha do Instituto ATÁ “Gastronomia é Cultura/Eu Como Cultura”, que convoca os brasileiros a assinarem documento, que será entregue no início de 2015 ao Congresso Nacional a fim de pressionar os parlamentares a votar do Projeto de Lei 6562/13. O objetivo é reunir mais de 1 milhão de assinaturas. Essa PL, criada em 2013, consiste na incorporação da gastronomia à Lei Rouanet, o que proporcionaria incentivos fiscais a quem apoiar projetos relacionados à gastronomia brasileira. Atualmente ela está em análise na Câmara dos Deputados.
De acordo com o Instituto ATÁ, com a aprovação da lei, empresas e pessoas físicas poderiam doar ou patrocinar, com dedução no Imposto de Renda, pesquisas, acervos e publicações relacionadas à gastronomia. “Além disso, esse movimento de estudos e afirmação da gastronomia como cultura permite que ingredientes e receitas sejam descobertos e preservados, como aconteceu na Europa, em que queijos e embutidos, por exemplo, conseguiram sobreviver à imposição sanitária e tornaram-se patrimônio cultural de países como Espanha, França e Itália”, diz o comunicado do instituto nas redes sociais.
Como aderir
Para começar é preciso assinar o documento que está disponível para download no endereço www.gastronomiaecultura.com.br, local onde há também mais informações sobre a campanha. Imprima, assine, recolha assinaturas dos amigos e envie para caixa postal do Instituto ATÁ, nº 72370, CEP 01427-970, São Paulo.
Depois divulgue a iniciativa nas redes sociais. Para dar visibilidade à campanha, uma sugestão é usar a hashtag #eucomocultura e incentivar os amigos expressar por meio de uma foto de um prato escrito o nome de ícones da gastronomia nacional e regional, ou mesmo ingredientes típicos que estão acostumados a consumir no dia-a-dia e que consideram parte da cultura brasileira.
2 Replies to "Sim à campanha do Instituto ATÁ"
Gastronomia: muito mais do que comer e cozinhar | Entre Sabores 4 de novembro de 2015 (19:05)
[…] >>> Saiba mais sobre o movimento Eu como cultura […]
Gastronomia é muito mais do que cozinhar e comer | Entre Sabores 4 de novembro de 2015 (20:00)
[…] >>> Saiba mais sobre o movimento Eu como cultura […]