Estudo aponta que sistema alimentar precisa mudar

O sexto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), publicado no final de março de 2022, aponta que alterar comportamento e estilo de vida – incluindo privilegiar dietas baseadas em vegetais e evitar o desperdício de alimentos – tem papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas. 

Redigido em conjunto pelos principais cientistas do mundo (278 profissionais de 65 países), o documento mostra que transições nos setores de energia, transporte e no sistema alimentar podem cortar pela metade as emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), até 2030.

No entanto, mesmo se os combustíveis fósseis tivessem eliminação em tempo recorde, apenas as emissões provenientes da produção de alimentos, especialmente na pecuária, impediriam o cumprimento da meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C.

“O maior potencial viria da transição para dietas baseadas em vegetais”, diz o relatório, que aponta que a demanda crescente por carne convencional deve gerar aumento de 14% na sua produção até 2029.

Confira a matéria completa assinada por Érika Soares no Planta.vc . Acesse o site para mais conteúdos assinados por Entre Sabores.

Imagem: The New Butchers – carne plant-based

No Replies to "Estudo aponta que sistema alimentar precisa mudar"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.