Por Érika Soares
Fotos: Divulgação
Flores e plantas ornamentais aguçam os sentidos da visão e do olfato. Mas mais um deles também é despertado durante a Expoflora, a maior exposição de boas vindas à primavera da América Latina: o paladar. Isso porque, além das mostras de arranjos florais, de paisagismo e jardinagem, da chuva de pétalas, a gastronomia holandesa é importante coadjuvante da festa, que será realizada de 30 de agosto a 29 de setembro.
Preparações doces e salgadas típicas da Holanda são comercializadas na Expoflora pelos restaurantes participantes do evento. Durante a 32ª edição, os chefs e confeiteiros da cidade apresentarão novidades em confeitaria, bem como pratos holandeses tradicionais.
Doces
A Tortinha feita com Blueberry, fruta típica dos países europeus, é uma das novidades gastronômicas do evento criada pela confeitaria Zoet en Zout. Na oportunidade, quem degustar o doce poderá também adquirir uma Rosa Blueberry (de cor semelhante à fruta) em embalagem especial a ser comercializada apenas durante a festa.
Para as crianças, o Restaurante Casa Bela criou o Vaso de Áster e o Docinho de Minhoca: as minhoquinhas de goma são servidas num vaso de barro, adubado com uma mistura de chocolate e mousse de maracujá, cobertos com uma fina camada de farelo de biscoito.
Além deles, o visitante poderá experimentar o speculaaswafel da Oma Beppie Confeitaria Holandesa, uma mistura de duas famosas bolachas do país speculaas (feita com especiarias) e a stroopwafel (recheadas com caramelo), e os poffertjes do Casa Bela – uma espécie de panquequinha que pode ser feita com muitos acompanhamentos, como manteiga e açúcar (tradicional) e o com morango e chantilly.
Salgados
Para os que preferem o pratos salgados, a Expoflora terá também a batata no cone e o pannekoek – uma espécie de panqueca aberta com recheio incorporado à massa e gratinada com queijo gouda (também há de sabores doces) da Martin Holandesa.
O StampotWortel SpareRibs met Appelmoes (costelinha com batido de cenoura e purê de maçã) fecha a viagem gastronômica típica da Holanda na pequena Holambra, cidade que integra a região metropolitana de Campinas.
Mais informações
Durante a Expoflora, que espera cerca de 300 mil visitantes nos 15 dias do evento, ainda será possível apreciar danças folclóricas e fazer passeios turístico pela cidade, o que inclui a visita a um campo de flores. Holambra responde por 40% do comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais.
Serviço
32ª Expoflora
Data: de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Ingressos: R$ 32 na bilheteria
Informações: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br
2 Replies to "Expoflora: uma festa para os sentidos em Holambra"
Márcia Aparecida Cardoso 30 de agosto de 2013 (13:31)
É muito linda a exposição,tive o prazer de conhecer faz alguns anos,excelente dica
Flores bem-vindas nos jardins e nos pratos! | Entre Sabores 23 de setembro de 2013 (12:10)
[…] Na Expoflora que está em curso em Holambra, interior de São Paulo, é comum uso de flores na gastronomia local. Um exemplo é o sorvete de rosas da Delicci Sorveterias e o doce de violetas da Confeitaria Zoet en Zout já servidos em edições passadas da festa. […]