Além do sabor, na alta gastronomia um outro quesito é primordial: a apresentação do prato. São muitos os artifícios que podem ser utilizados para fazer da comida obra de arte, mas a criatividade do chef é o ponto principal para surpreender o comensal na hora do serviço.
Um exemplo de criatividade, sabor delicioso e admirável apresentação pôde ser conferida no menu do Bistrô La Palette, que fica no Royal Palm Plaza, participante do Festival Gastronômico de Campinas e Região, na edição de 2014 .
Para homenagear o mineiro Alberto Santos Dumont, que estudou na tradicional escola campineira Culto a Ciência, o chef Daniel Valay mesclou obras de Dumont com os ingredientes típicos de sua terra natal. “Os pratos foram elaborados recordando suas origens e seus maiores feitos”, explica o chef.
O resultado dessa mistura rendeu um menu saboroso e belíssimo, a começar pela entrada, que ganhou o nome de Le Petit Santos, em referência aos balões dirigíveis criados por ele (foto). O Carpaccio de peixe com azeite cítrica e queijo minas defumado traz uma mistura de texturas e sabores, além de encantar os olhos.
Para o prato principal, o perfumado e delicioso Pato ao mel com polenta mineira, que ganhou o nome Ave de Rapina em alusão ao avião Oiseau de Proie.
>>> Leia mais: Gastronomia, a nona arte
Para fechar o menu, mais um pouco de arte: Bis, um crocante de chocolate com mousse de café que forma a mais conhecida obra de Dumont: o 14 Bis. Entre Sabores experimentou o menu criado pelo chef Valay e que foi executado pelo chef Aristeu Queiroz. As fotos falam por si.
Serviço
La Palette
Avenida Royal Palm Plaza, 277, jardim Nova Califórnia.
Reservas pelo telefone (19) 2117-8093
No Replies to "Comida e arte juntos no La Palette"