Lei de food trucks é aprovada pela Câmara Municipal de Campinas

yakissobadochefNa noite de 11 de novembro de 2015, os vereadores de Campinas votaram um projeto de lei que muito interessa a gastronomia da cidade. Foi aprovado por unanimidade o PL que regulamenta a ação dos food trucks em locais públicos.

O texto da Câmara Municipal definiu Food Truck como comércio de alimentos e bebidas preparados para o consumo realizado em equipamentos montados em veículo automotor ou em reboque de caráter permanente ou eventual, de modo estacionário e itinerante tais como: trailers, furgões e congêneres. O PL, de autoria do vereador André Von Zuben, ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Jonas Donizette.

Para o presidente da Associação de Gastronomia Sobre Rodas de Campinas e Região, Helton Pereira, que acompanhou a votação do PL, a aprovação traz benefícios para o município que terá maior arrecadação, para os clientes que ganham com segurança alimentar e para o dono dos estabelecimentos móveis, que passam a ter esta atividade regulamentada.

“Todos ganham. Saímos da informalidade, podemos exigir do poder público, assim com ser fiscalizados em relação às normas de segurança alimentar e higiene, por exemplo”, comenta Pereira.

Ele destaca que, até agora, os donos de food trucks atuaram mais como comida de rua para eventos porque nas ruas não poderiam atuar sem uma lei específica. “Com a legislação, poderemos estar nos pontos turísticos de Campinas levando a gastronomia local e real, ao invés de apenas empresas de alimentos multinacionais, que dominam as praças de alimentação dos nossos shoppings. O pequeno vai poder ir as ruas com sua Food Bike, quem investiu R$3.000 ou 300.000 vai ter isonomia de atuação”, conclui Pereira.

No Replies to "Lei de food trucks é aprovada pela Câmara Municipal de Campinas"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.