É dia de Nhoque da fortuna

gnocciPor Érika Soares

Se é sexta-feira e dia 29 o prato já está definido: nhoque da fortuna. A lenda diz que é preciso degustar o prato suculento de nhoque com uma nota de dinheiro sob ele para alcançar a tão sonhada sorte financeira. Mas não é só isso: é necessário comer as sete primeiras bolinhas de nhoque em pé e, para cada uma delas, se faz um pedido. Só depois disso é permitido sentar-se para deliciar essa antiga iguaria italiana, tão apreciada pelos brasileiros.

Outro ponto importante do ritual é guardar a nota usada na simpatia até o próximo dia 29. Existem, no entanto, outras versões do que fazer com o dinheiro.

Mas para quem pensa que essa superstição é pagã enganou-se. A história do nhoque da fortuna está relacionada a São Pantaleão, que viveu entre os séculos III e IV da era cristã.

Segundo a história que vem sendo contada de geração em geração, São Pantaleão vestido de andarilho e com muita fome foi recebido por um casal que compartilhou com ele o único alimento que tinham. A comida era pouca, mas mesmo assim as pessoas dividiram igualmente sete nhoques para cada um.

A lenda conta que depois de São Pantaleão ter ido embora, o casal encontrou moedas de ouro embaixo do prato onde ele comera, o que explica a simpatia. A partir desse acontecimento, a família viveu sem passar por problemas financeiros, o que levou outras pessoas da região a repetir o ritual como um pedido de prosperidade.

Aproveite a sexta e bom nhoque!

No Replies to "É dia de Nhoque da fortuna"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.