O que significam as siglas nos rótulos das cervejas?

ABV, IBU, SRM… quem nunca olhou o rótulo de uma cerveja e ficou cheio de interrogações ao ver uma infinidade de siglas? Mais do que simples letrinhas, elas informam ao consumidor especificações técnicas daquela cerveja – como coloração, concentração de álcool, entre outras características. E, para quem está começando a encarar esse universo, dedico o espaço dessa semana ao assunto. É para favoritar no navegador e consultar sempre que a dúvida bater! Seguem algumas siglas que podem ser bastante úteis para trilhar o caminho das cervejas com maior propriedade.

IBU

Uma das siglas mais frequentes nos rótulos e em resenhas cervejeiras, também frequente nessa coluna, significa “International Bitterness Unit” (IBU), ou em livre tradução Unidade Internacional de Amargor. Ela é medida de 0 a 100, e quanto maior a classificação na escala, mais amarga é a cerveja. Quem gosta de IPA ou cervejas lupuladas percebe muito bem as nuances, que podem também variar de acordo com o dulçor do malte.

ABV

Significa “Alcohol by Volume” (álcool por volume), medido em percentual. É um dado obrigatório que te permite saber o teor alcoólico da bebida.

ABW

“Alcohol by Weight”, ou “álcool por peso”, também mede o teor alcoólico – mas tendo como referência o peso percentual.

AA%

Muitas vezes confundido com a informação sobre o álcool, informa na verdade a intensidade de amargor do lúpulo, o alfa-ácido. Este é um dado valioso para quem produz cerveja, indicando qual variedade é a mais adequada para a cerveja almejada.

EBC

European Brewery Convention (ou Convenção Europeia de Cervejas), mede por unidade (tal como o IBU) as características de cor e amargor. Também se refere a uma associação que visa o desenvolvimento científico das cervejas. Utiliza-se, além da escala de unidade, uma cartela de classificação de cores que leva em conta a absorção de luz, opacidade, translucidez, etc. Exemplo: uma Lager é, geralmente, amarelo dourado límpido. Algumas IPAs têm coloração âmbar ou cobre, e as Stouts vão do marrom ou preto-opaco.

SRM

A Standard Reference Method (ou Método de Referência Padrão) também mede a coloração da cerveja, escala de maior aceitação nos Estados Unidos. Geralmente, estas escalas que medem a coloração são muito úteis, uma vez que as garrafas ou latas escondem essa característica. Funciona assim: quanto mais baixo o valor indicado, mais clara será a cerveja. Quanto maior o número, mais escuro é. A coloração obtida por uma cerveja tem ligação direta com o uso dos maltes (se é mais torrado ou claro) e outros ingredientes.

DDH

Uma sigla muito vista principalmente nos rótulos de IPAs e seus subestilos. Significa “Double Dry-Hopping”, ou duplo dry-hopping. Antes de falar sobre a sigla, é preciso abrir um parênteses para explicar sobre o método de lupulagem: o “dry hop” é uma técnica que visa adicionar mais aroma e amargor por meio da infusão do lúpulo na fase fria da brassagem. O DDH é a opção pela técnica em duas etapas.

TDH

“Triple Dry Hopping” (ou triplo dry-hopping) é utilizado para aumentar o máximo de carga de lúpulo na cerveja utilizando três etapas de dry-hopping.

OG

Mais uma sigla para quem pretende fabricar cervejas! É a sigla para “Original Gravity”, e tem a ver com a densidade do mosto (mistura dos cereais na feitura da cerveja), ao final da fervura. Para o controle da brassagem, o OG sempre é catalogado.

SMASH

“Single Malt Single Hop” define as cervejas com o uso de somente uma variedade de malte e lúpulo – sem combinações que muitas das vezes ocorrem para ter um resultado sensorial mais diversificado.

BJCP

É a sigla de Beer Judge Certification Program, programa criado nos anos 1980 com objetivo de monitorar, capacitar e certificar juízes cervejeiros. Além disso, a entidade desenvolveu uma linha de guia de estilos, reconhecendo novas receitas e as enquadrando em categorias.

BA

Sigla para “Brewers Association”, renomada entidade norte-americana criada por cervejeiros que organiza o importante campeonato World Beer Cup a cada dois anos.



Faltou alguma sigla ou termo cervejeiro que não citei aqui? Deixe nos comentários se você quer a parte dois!

* Letícia Cruz 
Uma jornalista curiosa pelo mundo das cervejas compartilhando suas descobertas. Entusiasta da cerveja viva e local. Apaixonada pelos lúpulos! 
Criadora do @cervejopedia no Instagram e da loja @cervejopedia.beershop, que fica em Santana, capital paulista.

No Replies to "O que significam as siglas nos rótulos das cervejas?"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.