O ovo já foi vilão nas refeições no quesito saúde no passado. Atualmente, seu consumo é recomendado por profissionais da Nutrição por ser considerado um alimento completo (leia mais sobre esse assunto). Agora, as questões que surgem em relação aos ovos são outras. Qual é o melhor, ovos de granja ou caipira? Além do fator econômico (o primeiro é bem mais em conta que outro), quais são as diferenças entre eles?
Aparência (em especial na cor da gema como mostra a foto), textura (principalmente na clara) e sabor são algumas delas. Há quem diga que não há diferenças nutricionais, mas existem também os que defendem que o ovo de granja possui maior concentração de betacaroteno (que é convertido em vitamina A no organismo).
Essa tese é defendida, por exemplo, em um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, que mostrou que os ovos de galinhas criadas soltas possuem cerca de quatro vezes mais vitamina A que os de granja.
No texto “A qualidade Nutricional do Alimento Orgânico é superior ao convencional”, assinado pelo pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná e doutor em Meio Ambiente, Moacir Roberto Darolt, outro benefício em consumir ovos de galinha caipira, criada em sistema orgânico, é que neles não contêm resíduos de antibióticos e de outros produtos químicos, pois não recebem rações comerciais. “Já as galinhas de granja, tanto as criadas em galpões como em gaiolas, em sua maioria, são alimentadas com rações comerciais que apresentam antibióticos e produtos químicos”, comenta Darolt.
Ele também desmistifica a questão do valor nutritivo de um ovo estar relacionado à coloração de sua casca. “A cor pode variar conforme a raça da galinha. Portanto, um ovo de galinha orgânica pode ter tanto casca branca como vermelha”, explica.
No Replies to "Ovo caipira é mais benéfico à saúde"