As pessoas costumam preocupar-se com o tipo de alimentação e o número de calorias ingeridas, porém muitas pouco se importam de quais materiais são compostas as suas panelas. E essa é uma questão muito importante, pois elas podem influenciar não apenas no sabor dos preparados, mas, principalmente agregar substâncias à comida.
As de alumínio, por exemplo, devem ser utilizadas com cuidado, já que podem liberar o metal nos alimentos e a ingestão em excesso de alumínio pode ocasionar problemas de saúde bem sérios e complicados como Alzheimer e Parkinson, entre muitas outras doenças, inclusive sanguíneas. Por isso, é muito importante não usar utensílios que causam atrito nesse tipo de panela para que a comida não seja contaminada.
No entanto, outros materiais podem liberar nos alimentos substâncias benéficas à saúde e ainda os deixam mais saborosos. É o caso das panelas de ferro, como comprovou pesquisa da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que acompanhou 12 vegetarianos usuários deste tipo de utensílio. O resultado apontou que entre eles “o índice de anemia ferropriva passou de 38 para 20% ao final do estudo, mostrando que o ferro derivado das panelas deste material foi parcialmente utilizado pelo organismo.” Já a panela de pedra-sabão fornece ao organismo das pessoas doses homeopáticas de cálcio, ferro e magnésio.
Todas essas informações mostram que vale a pena tê-las em casa, mas é preciso saber cuidar. Confira alguns detalhes importantes:
Panela de Pedra
Antes de fazer a comida é preciso preparar este utensílio da seguinte forma: unte-a com óleo por dentro e por fora, depois encha-a com água e leve ao forno médio por duas horas. Ao final está pronta pra usar, principalmente no preparo de ensopados, caldos e moquecas, por exemplo.
Panela de Ferro
Antes de usá-la encha-a com água e ferva por alguns minutos. Ainda quente, remova o líquido com cuidado e lave bem com esponja macia. Seque-a na chama do fogão. Depois de usada ela deve ser lavada e seca novamente no fogo para evitar ferrugem.
No Replies to "Panelas e saúde: uma estreita relação"