A cada novo dia pipoca uma nova campanha de doação de alimentos. E não é pra menos. De acordo com o relatório Efeitos da Pandemia na Alimentação e na Situação de Segurança Alimentar no Brasil, atualmente 58 milhões de brasileiros sofrem com insegurança alimentar e pelo menos 15% convive com a fome diariamente.
Os números deste estudo são recentes e foram apresentados no dia 13 de abril de 2021 por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia.
Com uma conjuntura como essa, toda e qualquer iniciativa no combate à insegurança alimentar é válida e deve ser valorizada. E quando ela obtém sucesso além do esperado, é pra aplaudir em pé.
Foi o que ocorreu com a Campanha Unidos contra a Fome, organizada pelo Polo Cervejeiro da RMC. A proposta, que era coletar 1 tonelada em 20 dias de campanha nas 17 cervejarias associadas, conseguiu arrecadar 4,3 toneladas de alimentos, que já foram destinados às famílias cadastradas em entidades de Campinas e de Nova Odessa.
“Estamos sem palavras para agradecer toda a solidariedade que nossos clientes, fornecedores e parceiros demonstraram nesta campanha contra a fome em um dos cenários mais difíceis pelos quais já passamos”, comenta o presidente da associação, Alexandre Leme, um dos sócios da Cervejaria Tábuas.
Um esforço coletivo
A CUFA (Central Única das Favelas) foi uma das entidades que receberam alimentos da campanha promovida pelo Polo Cervejeiro. Atualmente, a entidade atende 2 mil famílias residentes de diversos bairros de Campinas, que representam cerca de 8 mil pessoas.
O responsável por entregar mais de meia tonelada de mantimentos à CUFA Campinas foi Samuel Faria, sócio da Cervejaria Landel. “Senti um misto de emoções na hora. A primeira foi de satisfação de poder fazer alguma coisa por quem precisa tanto, depois bateu um desespero de saber que o que levamos é pouco e vai acabar rápido. Precisa ter mais gente ajudando, doando, além de que não é só comida que as pessoas não têm. Elas necessitam de produtos de higiene, gás pra cozinhar, entre tantas outras coisas”, comenta Samuel.
A coordenadora da CUFA em Campinas e na RMC, Michele Eugênio, conta que toda colaboração é bem vinda e que as doações podem ser feitas também em dinheiro pela Vakinha Virtual Cufa Contra o Vírus.
A Central também auxilia moradores de Valinhos, Vinhedo, Hortolândia, Sumaré, Arthur Nogueira, Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Paulínia.
Além da CUFA Campinas receberam doações do Polo Cervejeiro da RMC as entidades Banca Solidária Taquaral, Sociedade São Vicente de Paula, Pró-menos Barão Geraldo, Projeto Ré-existência é viver – Parque Oziel (todas de Campinas) e a Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras (BUSF) de Nova Odessa.
No Replies to "Alimento a quem tem fome"