Uma das porções muito requisitadas nos botecos é a provoleta, aquele queijinho provolone feito na chapa. Sabor intenso, crocante, perfeito para acompanhar um cervejinha.
É possível fazer o mesmo petisco com outros tipos de queijos. Que tal testar usar o queijo Canastra curado – proveniente da região sul de Minas Gerais, onde está localizada a Serra da Canastra? Garanto que o resultado é delicioso.
`Para fazer é simples: use a chapa bem quente e fique de olho na grossura da fatia. Para ficar crocante, o queijo não pode ser cortado muito grosso.
Na hora de fazer não deixe de se divertir! Então, mãos à obra e não esqueça de marcar #CozinhadeQuintalES se fizer alguma das receitas desta coluna, combinado?
Sobre o queijo
O queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2008.
De sabor forte, meio picante, denso e encorpado, o queijo é preparado com leite cru, de forma artesanal há mais de duzentos anos. Dizem que ele é primo distante do queijo da Serra da Estrela, de Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro.
Adriano Ramos, graduado em Gastronomia, tem passagens por diversas cozinhas de Campinas. É personal chef e empreendedor no ramo de congelados e itens como antepastos e geleias artesanais. Siga @chefadrianoramos no Instagram.
1 Reply to "Queijo Canastra de um jeito crocante"
Márcia Aparecida Cardoso 26 de julho de 2013 (19:14)
Experimentei,show!