Cada dia que passa é mais importante aprender a se defender de golpes nas compras pela internet e nos aplicativos de entrega de comida.
Segundo dados do Procon de São Paulo, os registros de golpes deste tipo saltou 186% na comparação entre o acumulado de janeiro e maio de 2021 e o mesmo período de 2020.
Só em junho de 2021, foram registradas 3.282 reclamações na plataforma consumidor.gov.br sobre o setor de empresas de intermediação – setor em que os aplicativos de delivery são categorizados. Do total de reclamações, 793 são referentes a cobranças indevidas, falha de segurança e risco de dano físico. Os dados são do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
Em entrevista ao Jornal Entre Sabores, realizada no perfil do Instagram @entresabores.erikasoares, o advogado especialista em direito do consumidor, Alexandre Kyk, deu algumas dicas de como se precaver e o que fazer caso já tenha caído em algum golpe, ou se você sentiu enganado ou insatisfeito no momento da compra.
Assista a íntegra clicando aqui
Muitas das dicas se aplicam a este momento de Black Friday, quando as lojas online e físicas, por vezes oferecem produtos em oferta, mas que na hora de fazer as contas é pura enganação.
Se ligue nestas três pra começar:
* Procure conhecimentos sobre os golpes estão acontecendo;
* Pesquisar a empresa que você está comprando, no site e verifique se há CNPJ e endereço para ter mais segurança;
* Atenção na hora de fazer os pagamentos nas maquininhas: peça o comprovante de pagamento ou nota fiscal.
No Replies to "Saiba seus direitos ao pedir delivery"