Nas estações mais frias do ano uma boa pedida é aproveitar para se deliciar com pinhão. A semente, chamada de fruto por alguns, da araucária angustifólia ou simplesmente pinheiro, é saborosa e versátil. E nas mãos dos amantes das panelas ele entra em pratos doces e salgados, em pedaços ou transformado em farinha, além servir como petiscos, cozidos ou braseados.
Seja qual for a forma escolhida para ingerir o pinhão, o que realmente importa, além de seu marcante sabor, são seus inúmeros benefícios para o corpo humano, pois é rico em proteínas e minerais.
“O pinhão é uma ótima fonte de fósforo e potássio, minerais que ajudam a incrementar a saúde cerebral e auxiliam na manutenção da boa memória e de várias funções orgânicas. Tem também magnésio em sua composição, que auxilia a regularizar a pressão arterial, diminui a irritabilidade e ajuda em casos de insônia, assim como colabora a evitar espasmos musculares e doenças ósseas devido à boa relação cálcio-potássio”, comenta o nutricionista Júlio Caleiro.
Ele ressalta que entre as características nutricionais do pinhão, uma das principais é a sua contribuição energética. “Por conter gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, alguns trabalhos têm mostrado eficácia na diminuição do colesterol total e na regularização dos níveis plasmáticos do colesterol ruim”, explica Caleiro, que indica o consumo da semente sem restrições. A única ressalva feita pelo profissional está relacionada à quantidade de sal usado no preparo da iguaria: “Algumas pessoas salgam muito o pinhão durante seu preparo, o que não é recomendado para quem sofre com quadros hipertensivos”.
Uma boa notícia
Embora seja calórica – cada 100g do pinhão preparado possui em média 400 a 500 calorias – a boa notícia é que a semente do pinheiro pode ser consumida sem medo de engordar.
Segundo Caleiro, o fato de ser rico em proteínas de alto valor biológico contribui para equilibrar a dieta. O pinhão gera saciedade e melhora os níveis de açúcar no sangue dado ao seu bom índice glicêmico. “Definitivamente o pinhão não engorda. Aliado a uma boa alimentação diária, equilibrada, ele promove saciedade e, consequentemente, ajuda no emagrecimento. Mas, é claro que não deve-se ingerir em grandes quantidades, pois qualquer exagero não é benéfico”, conclui o nutricionista.
1 Reply to "Semente que agrada o paladar e faz bem para o corpo"
Márcia Aparecida Cardoso 22 de maio de 2013 (09:58)
Mais uma que não sabia,Entre Sabores só acrescenta,muito bom.