Quantas experiências e vivências podemos ter em um só lugar? Dependendo da nossa disponibilidade e vontade, com certeza várias. E certo que o turismo, principalmente o rural, nos proporciona mais que experiências, também nos relembra vivências que tivemos e esta nas nossas memórias, visto que o país ao longo de décadas foi mais do campo e agora mescla com a indústria e comércio.
Difícil encontrar alguém que não lembre de algo ligado ao café, por exemplo, na infância ou na adolescência principalmente, o aroma, os sabores, o coador de pano dentre outros elementos estão de forma marcante em nossas histórias. Igualmente o fubá, com bolos e pães.
O turismo rural traz isso de volta e também pode proporcionar aos que não tem essas lembranças algumas novas , pessoas mais jovens tem procurado de forma continua esses lugares, sabores e aromas, principalmente com o café.
Perto de Campinas (SP) podemos ter acesso a tudo isso. Um bom exemplo é a Toca do Kaynã, que fica em Santo Antonio do Jardim a pouco mais de uma hora, que tem uma cafeteria e restaurante dentro de uma pequena fazenda que existe desde 1994 e foi aberta ao turismo sustentável desde 2007. A fazenda neste formato turístico e tocada por Jefferson Adorno.” Hoje podemos dizer que ela é uma fazenda que tem uma cafeteria e restaurante”, explica Jefferson.
Na propriedade é produzido café especial, milho não transgênico, com o qual produzem um fubá moído em moinho de pedra, e também mel silvestre.
No restaurante há várias opções de café da manhã e almoço, que acrescentam muito valor aos tours que ali podem ser feitos, principalmente o do café, onde os turistas conhecem o cafezal com um guia e têm experiências sensoriais. “ Preparamos um cardápio inclusivo, com opções sem lactose, sem glúten, e vegano”, afirma .
“Tudo aqui é feito de forma sustentável e de reaproveitamento, o que nos leva a ser referência turística em uma região com várias propriedades com o cultivar do café”, salienta o cafeicultor.
A fazenda proporciona passeios pagos como o tour do café e fubá e gratuitos como os das ovelhinhas, a capela de Santo Antonio, Lago com peixinhos, e Jardim Sensorial.
Algumas curiosidades:
– Já foram plantadas na fazenda mais de nove mil mudas de árvores nativas para proteger as seis nascentes e os 1,1 mil metros do córrego que atravessa a propriedade;
– Desde 2007, a fazenda recebe crianças para a vivência da educação ambiental;
– A sustentabilidade também está presente por todos os lados desde as embalagens para viagem e os canudos, feitos de trigo; os copos descartáveis são à base de mandioca, sendo comestíveis e compostáveis.
Por todas as ações sustentáveis, a fazenda recebeu 3 importantes prêmios no decorrer de sua história:
• Cafeicultor Destaque do Brasil em 2009;
• Prêmio Planeta Campo de Produção Sustentável em 2022, categoria agricultura médio porte;
• Medalha de Ouro no Prêmio Turismo Responsável da América Latina (WTM Latin America) em 2023, categoria conservação da natureza.
Sandra Racy, jornalista com atuação na área rural, professora universitária com mestrado em História e Memória, barista de café há 10 anos, com experiência em consultoria, cursos e eventos em fazendas e sítios de café, bem como gastronomia voltada para o café. Siga @sandra.barista no Instagram.
No Replies to "Toca do Kaynã: várias experiências e vivências em um só lugar"