Menus com Baixo Desperdício, Comida que Faz Bem, e Comida Afetiva e Moderna, esses são três pontos de destaque apontados pelo Relatório de Tendências Menus do Futuro 2023, que foi desenvolvido pela Unilever Food Solutions, em colaboração com mais de 1.600 chefs em mais de 25 países, e divulgado neste mês de março, na Holanda.
Segundo a organização, o documento é baseado em dados globais, contribuições de profissionais da cozinha, análises globais das redes sociais e centenas de especialistas que contribuem com aplicações práticas e reais para os muitos desafios enfrentados pela indústria global de Food Service.
Três tendências de oito apontadas no relatório têm aderência especialmente para o mercado brasileiro.
No caso de Menus com Baixo Desperdício, indica-se por exemplo, aproveitamento de aparas de carne, de queijo e de embutidos e folhas e talos de legumes. No quesito, Comida que Faz Bem, a indicação fica na escolha de ingredientes alternativos com menos gordura saturada, naturalmente ricos em fibras, vitaminas e antioxidantes. E, para Comida Afetiva e Moderna, sugere-se adicionar ou substituir
ingredientes, combinando conceitos clássicos para criar algo novo, com aplicação de técnicas que aprimoram o sabor e a textura do prato ou com novas apresentações.
As outras cinco trends são Proteínas conscientes, Sabores contrastantes, O novo compartilhar, Vegetais irresistíveis, Nativo & Natural.
Foto: Unilever Food Solutions
No Replies to "Trends 2023: Baixo desperdício, comida saudável, afetiva e moderna"