A primavera é uma estação que nos remete a uma sensação de frescor, cores e brilho, onde os dias parecem mais coloridos e delicados. Então, uma boa bebida para brindar a estação é vinho rosé.
O Rosado ou Rosé, como os franceses os denominam, é considerado o vinhos das indecisões, do meio caminho. Polêmico e mal entendido, essa descrição surgiu pelo fato de estar entre o branco e o tinto. Mas, em meados de 1942, ele teve seu momento de glória, foi celebridade e teve um “boom” nas vendas com o português Mateus Rosé frisante que já vendeu mais de um bilhão de garrafas.
A sua história toma mais corpo em 1990, uma espécie de renascença enológica ocorre e as vinícolas passam a olhar melhor para seus rosados, iniciam um processo bem mais cuidadoso e elaborado na produção dos vinhos, contando também com o marketing forte em cima do vinho Rosé.
Em 2003 e 2007, houve crescimento generoso em seu consumo em relação aos outros vinhos, segundo as pesquisas feitas pela Vinepox (maior feira de vinhos da França) e pela IWSR (International Wine and Spirit Records). Os roses cresceram 12,96% enquanto os brancos apenas 1,49% e tintos 7,42. Neste momento o rosé ganhou espaço, notavelmente, e conquistou os amantes de vinhos.
Visualmente, ele está entre os mais belos, já que suas nuances chamam atenção. Podem harmonizar com pratos doces e salgados, como presunto cru, embutidos e defumados, com figos turcos.
No último Encontro de Vinhos de Campinas, Entre Sabores apreciou diversos rosés presentes na mostra, como o Brut Rosè Adolfo Lona, mais maduro e complexo no paladar do que outros de sua categoria. Ele é produzido em Garibaldi, maior região produtora de espumantes do Brasil, e foi considerado o melhor espumante rosé do Brasil pelo Guia Adega 2012/2013 e campeão pelo juri popular do 1º Festival de Espumantes de São Paulo, em novembro do ano passado. Vale a pena experimentar.
Em Campinas, o Brut Rosè Adolfo Lona pode ser encontrado nos seguintes lugares:
-Loja: Cave Pavesi (R$ 53,00)
Rua Maria Monteiro, 59 – Cambuí
-Restaurantes:
Bellini, Kindai, Esquinica e Bar Iff, que ficam no Vitória Hotel, no Restaurante Garibaldi, da mesma rede hoteleira, ambos no Cambuí. O espumante também pode ser apreciado no Gallo Nero Ristorante.
No Replies to "Brinde à primavera com Rosé"