Cachaça, a bebida mais brasileira de todas, está presente em 67 países mundo afora e alcança números extraordinários no quesito exportação (só de janeiro a julho deste ano foram R$ 53,1 milhões, segundo a Logcomex). Os números mostram que é merecedora de ser apreciada e de ter sua história contada e recontada.
Foi o que fez Jairo Martins, engenheiro que possui cursos de extensão de degustação, produção e análise sensorial de aguardentes, em seu livro Cachaça: história, gastronomia e turismo. A obra, publicada pela Editora Senac São Paulo, apresenta os diferentes caminhos da história da cana-de-açúcar que desembocam na feitura de uma das bebidas mais apreciadas ao redor do mundo.
Sem deixar de lado os diferentes elementos sociológicos que envolvem o consumo da cachaça, como sua presença na arte, nos dizeres populares ou nos ritos religiosos, o autor apresenta processos de produção, os tipos e estilos e as principais regiões produtoras. Além de ensinar como degustar a bebida.
Uma boa leitura para quem deseja adentrar o universo dessa bebida e conhecer as novas oportunidades que ela oferece incluindo os setores de turismo e gastronomia.
Serviço
Cachaça: história, gastronomia e turismo
Autor: Jairo Martins
Páginas: 322
Preço: R$ 64
Editora Senac São Paulo
No Replies to "Um livro para conhecer a história da cachaça"