Por Lalá Ruiz*
Entre os dias 22 e 25 de novembro de 2021, será realizada a quarta edição do Encontro Enoconexão, com foco na viticultura e na enologia. A organização do evento, que deve reunir produtores e entusiastas, é uma parceria da empresa Enoconexão, de Jundiaí, com o Polo Turístico Circuito das Frutas do Estado de São Paulo.
A programação será híbrida, ou seja, parte presencial (incluindo atividades voltadas apenas para produtores dos municípios que integram o Circuito das Frutas), e parte remota, com transmissão no canal da Enoconexão no YouTube. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.
Os módulos presenciais incluem visitas e degustações guiadas e terão como palco o Centro de Frutas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), localizado no Bairro do Corrupira, em Jundiaí. Já a parte online será transmitida no canal da Enoconexão no YouTube, por meio de link a ser disponibilizado quando do momento da inscrição no evento.
Entre os temas a serem abordados estão variedades resistentes; as nuances do novo cenário da vitivinicultura paulista; características e possibilidades de gestão de vinhedos sustentáveis; e características e vinificação de variedades híbridas. Confira a programação:
O Encontro Enoconexão é considerado uma referência não só no Circuito das Frutas, mas também em todo o Estado de São Paulo, por oferecer informações das mais diversas, incluindo conteúdos técnicos e acadêmicos, além de dados primordiais às áreas de enologia e viticultura.
De acordo com Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão, o evento é um momento pontual e necessário para análises dos setores, além do intercâmbio de informação, conhecimento e união entre produtores, acadêmicos e profissionais essenciais.
A quarta edição do Encontro tem patrocínio da Amazon Group, HCC Energia Solar, Pixlabel Rótulos e Embalagens, Capivari Madeira, Adega e Restaurante Beraldo di Cale e Sicoob Cooplivre (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).
Quem são os realizadores?
Criada em Jundiaí, há cinco anos, EnoConexão é uma empresa que busca fortalecer e auxiliar o desenvolvimento do setor vitivinícola por meio da comercialização de uvas de qualidade das principais regiões vitivinícolas do país; assessoria e consultoria para empresas de bebidas; promoção de cursos e capacitações voltados para a elaboração de vinhos e espumantes; e promoção de eventos técnicos. No seu comando estão o engenheiro de alimentos Rafael Alex Vicchini e a enóloga Ariana Sgarioni.
Já o Circuito das Frutas do Estado de São Paulo é formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, o Circuito das Frutas. Destaca-se pela realização do turismo rural em diversas propriedades, aproveitando o potencial de produção de frutas historicamente presente na região, em especial as culturas da uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo.
(*Com informações Assessoria de Imprensa)
EM TEMPO 1
Dados publicados em 2021, pelo Instituto Agronômico de Campinas, apontam que a produção nacional de uva destinada ao mercado de frutas de mesa e de produção de vinho chega a 1.446 milhão de toneladas anuais.
EM TEMPO 2
*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.
No Replies to "Viticultura e enologia: evento reúne produtores e entusiastas"