O aumento de cafeterias que combinam cafés, doces, bolos, sanduíches e chás em Campinas e região cresceu de forma considerável no pós pandemia. Assim como o consumo de café nos lares brasileiros, tendo em vista o fato de que ao ficarmos isolados, procuramos mais conforto e no pós pandemia este hábito de produzir algo em casa só aumentou. Talvez essa seja uma das explicações pra o aumento da venda da bebida e também dos lugares que a servem essa paixão nacional.
Na cidade de Campinas temos visto as cafeterias se multiplicarem, seja em franquia ou unidades únicas, ou mesmo aquelas que possuem três ou quatro lojas espalhados por bairros e distritos.
Para quem não é da cidade, Campinas possui distritos considerados polos gastronômicos. Um é o distrito de Sousas e de Joaquim Egídio, que antigamente formavam o cinturão do café, isso porque o cultivar podia ser observado nas várias fazendas e sítios, desde o século XIX. Já o distrito de Barão Geraldo tem características mais universitárias, pois ali se abriga a Unicamp ( Universidade de Campinas), conhecida mundialmente pela excelência em seus cursos.
Pensando nisso o empresário Joel Hardeman Junior optou por usar sua experiência técnica, sensorial e de torra de café e abriu a 1727 Coffee Roarsters, cafeteria que fica em local bem acessível no distrito, na chama da Praça do Coco.
Com uma combinação de lugar aconchegante, com um belo jardim de inverno que deixa o ambiente ainda mais confortável, a variedade de cafés de alta qualidade é marcante. “ Me preocupo em ir nas fazendas e comprar os cafés que torro aqui na cafeteria para acompanhar todo processo do café ate ele se transformar em bebida” afirma Joel.
Conhecida por servir café de vários lugares do Brasil, privilegiando a região com métodos escolhidos pelo cliente, a 1727 tem ainda o Nitro Coffee, que é bebida de café frio infundida com nitrogênio, resultando em uma textura cremosa e espessa.
A cafeteria oferece ainda bolos, tortas , salgados, que combinam e harmonizam bem com a bebida café.
Por ser um espaço que foca totalmente no café, o 1727 é perfeito tanto para os apaixonados pela bebida como para aqueles que estão iniciando neste mundo de sabores e aromas únicos.
Sandra Racy, jornalista com atuação na área rural, professora universitária com mestrado em História e Memória, barista de café há 10 anos, com experiência em consultoria, cursos e eventos em fazendas e sítios de café, bem como gastronomia voltada para o café. Siga @sandra.barista no Instagram.
No Replies to "1727: lugar certo para apaixonados por café"