Agricultura Orgânica: um debate necessário e bem-vindo

semana orgânicaPor Érika Soares

Os produtos orgânicos vêm cada vez mais ganhando força e visibilidades nos últimos tempos, mas ainda há muito a ser explicado para que as pessoas entendam o que realmente significa consumir orgânicos, que vai muito além da questão da saúde. De 15 a 20 de setembro, o tema poderá ser elucidado e aprofundado durante a XI Semana de Agricultura Orgânica, a ser realizado na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que fica na Avenida Brasil, 2340, no Jardim Chapadão.

A ideia é proporcionar um cenário que permita aos participantes compreenderem o contexto da agricultura orgânica, tanto no âmbito nacional como municipal. Para isso, estão previstas mesas de discussão, oficinas e visitas técnicas sobre as temáticas da produção, consumo e políticas públicas voltadas à Agricultura Orgânica.

De acordo com líder do convivium Slowfood Campinas e uma das organizadoras do evento, Zezé Ferri Viesi, os temas foram pensados de forma a englobar três eixos, passando pela produção, consumo e políticas públicas. “Esperamos com isso ampliar a participação dos diversos públicos, oferecendo elementos para poder estabelecer um diálogo construtivo e a partir disso visualizar perspectivas de desenvolvimento sustentável e contínuo para a agricultura orgânica”, explica.

Durante a semana, as atividades vão buscar mostrar a realidade, o que acontece e onde acontece, e como as pessoas podem se envolver e contribuir com esse movimento.

Para incentivar a participação nos eventos propostos – que são gratuitos –  durante a Semana de Agricultura Orgânica (confira programação completa ao final), Zezé comenta: “de forma bem simples, podemos pensar que nos alimentamos várias vezes ao dia, todos os dias, e que somos consumidores e fazemos escolhas. Então podemos pensar que queremos produtos saudáveis, que não prejudiquem a nossa saúde. Esperamos que o nosso ato de comer não prejudique o meio ambiente, que não elimine da cadeia espécies importantes, que compõe o cenário da diversidade. Por último, e talvez mais importante, esperamos que o nosso modo de vida não implique em injustiças sociais e desvalorize a cadeia produtiva que nos alimenta. A agricultura orgânica, por si, ajuda solucionar essas questões, então não é mais um produto vendável, é uma opção de vida, e é desenvolvimento para região.”

A XI Semana de Agricultura Orgânica de Campinas é uma realização da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC), CATI, CONSEA, EMBRAPA, Grupo de Estudos em Saúde Ambiental da FCM/ Unicamp, Horta Comunitária Cio da Terra, IAC, Prefeitura Municipal de Campinas, Programa de Extensão em Agroecologia/ Unicamp, Rede de Agroecologia da Unicamp, Sítio Terra Mãe, Slow Food e Trocas Verdes.

Confira a programação:
Para inscrever-se clique aqui

dia1

dia2

dia3

dia4

dia5

dia6

 

 

1 Reply to "Agricultura Orgânica: um debate necessário e bem-vindo"

  • comment-avatar
    Andrea Jordão 5 de setembro de 2014 (13:47)

    Republicou isso em Maiores de Quarentae comentado:
    Cada vez mais entendemos a necessidade de melhorar nossos hábitos. Alimentação Organiza é um meio no qual devemos literalmente cultivar de hoje em diante. Entendam melhor participando do evento “A Cidade Orgânica”.

Leave a reply

Your email address will not be published.