A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu reduzir mais uma vez a quantidade de iodo presente no sal. Com a deliberação, a faixa de variação da substância irá variar de 15mg/kg a 45 mg/kg. Atualmente é de 20 a 60 mg/kg.
Há cerca de 60 anos, foi adotada a adição do iodo com a finalidade de reduzir a incidência de Bócio na população, uma doença provocada pela deficiência do iodo no organismo. Desde então, o volume do nutriente vem sendo revisado de tempos em tempos, já que o comportamento alimentar das pessoas sofreram alterações e o excesso dessa substância traz prejuízos à saúde, como o aumento de casos de doenças na tireóide.
Consumo excessivo de sal
Segundo o Ministério da Saúde, os brasileiros desenvolveram um hábito de consumir em média 8 gramas de sódio por dia. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é ingestão de até 5g diárias.
Os dados são da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, módulo “Consumo Alimentar Individual”, financiado pelo Ministério da Saúde e conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Replies to "Anvisa determina redução de iodo no sal"