Arroz Nigerian Jollof, prato do chef Rodrigo Varela

Arroz nigerianoPor Érika Soares
Foto Divulgação

Faltam 30 dias para o início da Copa do Mundo do Brasil, evento que movimenta diversos setores econômicos do país, em especial os de Turismo e Gastronomia. E Campinas não ficou de fora, porque será a casa de duas seleções: a de Portugal e a da Nigéria.

A delegação nigeriana ficará hospedada no Vitória Concept Hotel e mais do que a presença dos jogadores e equipe técnica, a cultura e os sabores típicos desse país estarão representados por aqui. É que o chef Rodrigo Varela, do Bellini Ristorante, que faz parte do grupo, adaptou receitas nigerianas para a degustação dos brasileiros.

Entre os pratos está o Arroz Nigerian Jollof, que é servido com quiabo frito, é tem baixo grau de dificuldade em sua execução. Arrisque-se e bom apetite.

Arroz Nigerian Jollof

Ingredientes:

3 xícaras cheias de arroz branco pré-cozido, sem sal, e escorrido
5 colheres de sopa de extrato concentrado de tomate;
4 tomates inteiros;
1 pimentão vermelho;
2 pimentas vermelhas (na Nigéria eles usam a pimenta scotch bonnets com  alto grau de picância);
100ml óleo;
600ml caldo de frango;
1 cebola pequena picada;
1 colher de sopa de pó de camarão seco;
½ colher de chá de tomilho;
½ colher de chá de curry em pó;
Uma colher de chá de sal;
1 cubo de caldo de galinha;
Água, se for necessário;

Modo de Preparo

O arroz deve estar cozido por 10 minutos, em bastante água, e, após o cozimento lave-o em água fria, escorra novamente e reserve.
Bater no liquidificador o tomate, a pimenta e o pimentão, reserve. Refogue a cebola no óleo e, quando estiver transparente acrescente o tomate batido e o extrato de tomate. Retirar cerca de uma colher deste preparo e reserve. Em uma panela junte o caldo de frango, o cubo de caldo de galinha; tempere este caldo com curry, tomilho e sal. Deixar ferver por cerca de cinco minutos, acrescente o arroz cozido e escorrido. O líquido na panela deve estar na mesma altura do arroz. Tampe então a panela hermeticamente e deixe-o cozinhar em fogo bem baixo, por até 30 minutos.

Ao término do tempo verificar o cozimento do arroz e cobri-lo com e que ficou reservado do molho preparado. Cozinhe com a panela tampada por mais 5 minutos. Após o cozimento misture bem o arroz e acrescente o pó de camarão.

Acompanhamento
100g de quiabo cortados em rodelas e frito em sal, azeite, pimenta do reino e meia cebola branca bem picada. Para decorar o prato faça um molho laranja, batendo duas colheres de extrato de tomate com um terço de pimentão amarelo e azeite verde (batido com salsinha fresca).

Mais sobre eventos relacionados com a Copa do Mundo

> Royal Palm Plaza realiza Festival Português neste final de semana

 

1 Reply to "Arroz Nigerian Jollof, prato do chef Rodrigo Varela"

Leave a reply

Your email address will not be published.