Uma viagem de um dia só pode ser suficiente para arejar a cabeça e recarregar as baterias e as cidades do entorno de Campinas têm muito a oferecer neste sentido. Atibaia, por exemplo, tem atrativos para os mais variados gostos e tem boa gastronomia também.
Entre os pontos turísticos mais conhecidos, está a Pedra Grande (formação rochosa de 1.400 metros de altitude) que proporciona um visual lindo – em uma face se avista a cidade e de outra a paisagem deslumbrante das montanhas. De lá saem praticantes em voos de asa delta, paraglider e parapente. Tem gente fazendo trilha, escalando as rochas e tem que faça churrasquinho ali em cima também (sim! nós vimos!). Se quiser ficar bastante tempo apreciando a vista lembre-se de carregar as bebidas e comidas (não há nada pra comprar) e, depois, de recolher e levar seu lixo embora!
Se a ideia é comer bem, além de passear ao ar livre, a boa dica é conhecer o restaurante português Oh! Pá!, que começa encantando os olhos. Instalada em um casarão estilo colonial, com janelas azuis e decoração típica, a casa possui um cardápio que privilegia o bacalhau em seus pratos – das entradas aos principais -, mas também traz boas opções com frutos do mar e outras carnes. Entre Sabores experimentou e indica provar as porções de bolinho de bacalhau (8 unidades) e o pastel de camarão (10 unidades), que são bem servidos e saborosos.
No principal, foram provados o Bacalhau Assado na Brasa com Batatas ao Murro (posta de bacalhau assada com batatas ao murro e molho de cebola com alho e azeite), que serve bem duas pessoas e o peixe aparece em forma de pétalas, do jeitinho que deve ser. E o Bacalhau com Espinafre à Moda da Casa (bacalhau desfiado, cebolada, creme branco à base de natas com espinafre e catupiry, batatas em cubo fritas. Ao forno gratinado com queijo ralado parmesão), bem gostoso, mas com o sabor dos outros ingredientes escondendo demais o gosto do peixe.
O arremate da refeição ficou por conta de um autêntico Pastel de Coimbra, que traz massa folhada recheada com doce de ovos, nozes e amêndoas moídas, que escorre ao ser cortado e adoça a boca daquele jeito peculiar dos doces portugueses. Destaque ainda para a carta de vinhos do restaurante, que têm ótimas opções com bom custo-benefício.
Festa das Flores e Morangos
Para quem pretende aproveitar a dica de visitar a cidade nos próximos dias, uma atração a mais aparece na agenda. Trata-se da 38ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia. Este ano, ela ocorre sempre de sexta a domingo, das 9h até 18h, de 31 de agosto a 23 de setembro, dentro do Parque Municipal Edmundo Zanoni, que conta 36 mil m² de área verde em torno de um lago.
Dizem que a cidade é o berço dos melhores morangos cultivados em solo brasileiro, por conta do clima e do solo capazes de produzir frutas muito doces. Durante a festa, eles abrilhantam sobremesas que agradam olhos e a boca, misturados a chantillys, merengues, chocolates, etc.
Além de comercializar flores e frutas, o evento promove shows culturais de diversos países. São mais de 60 apresentações durante todo o período de evento, entre elas uma das mais esperadas é de taiko, tambores japoneses que contagiam o público. Importante destacar que a cidade é uma das maiores colônias japonesas do estado de São Paulo.
Serviço
Oh! Pá! Restaurante Português
Rua Carmela Memolo nº 81 Atibaia/SP
Horário de funcionamento: das 12h às 23h
Telefone: (11) 4412-2002
38ª Festa de Flores e Morangos
Data: de 31 de agosto a 23 de setembro (de sexta a domingo)
Horário: das 9h até 18h
Local: Pq. Edmundo Zanoni – Atibaia – SP
Endereço: Av. Horácio Neto, 1030
No Replies to "Atibaia: das belas paisagens às flores e morangos"