As cervejas brasileiras costumam fazer bonito nas competições internacionais, e este ano não foi diferente. A cervejaria Bamberg, de Votorantim (interior paulista), ganhou medalha de ouro no European Beer Star com seu rótulo Altbier, no início do mês. A premiação ocorre em Munique, na Alemanha, e tem o domínio das cervejarias alemãs como não poderia deixar de ser, com 78 medalhas ao todo. Nesta edição, a EBS teve inscrição de 2.395 cervejas de 44 países, julgadas por 120 especialistas.
“Ganhar o EBS, para nós que fazemos cervejas dos estilos alemães, é como se uma escola de samba da Alemanha, ganhasse o carnaval do Rio. Sim, quase impossível, mas já fizemos essa proeza várias vezes”, afirmou a cervejaria por meio das redes sociais. A Bamberg acumula mais de 230 prêmios internacionais com seu portfólio de rótulos, entre eles Rauchbier, Helles, Pilsen e Weizen.
O concurso foi criado pela Private Brauereien Deutschland e Private Brauereien Bayern, algo como “cervejarias privadas” da Alemanha e da Baviera. Ele ocorre da seguinte forma: cervejarias do mundo inteiro têm até meados de agosto para se inscreverem, e suas cervejas precisam preencher requisitos das respectivas categorias de inscrição. Por exemplo: uma English India Pale Ale precisaria seguir critérios básicos como a percepção do lúpulo, malte, cor, formação de espuma, e afins.
Além da premiação das medalhas de ouro, prata e bronze, há um prêmio de escolha popular entre as cervejas vencedoras por meio de degustação às cegas. Em 2020, ano mais crítico da pandemia, a ESB recebeu seu menor número de inscrições. No entanto, de um ano para o outro, os registros já se aproximaram dos feitos em 2019, ano de participação recorde da competição.
Altbier de ouro
Não por acaso, a Altbier da Bamberg é mais um dos estilos alemães produzidos pela cervejaria brasileira. Original de Düsseldorf, o estilo Altbier é uma das poucas alemãs feitas com a levedura Ale, como a Kolsch – porém, é maturada em baixas temperaturas. Aliás, “Alt” significa “antigo”. Outra curiosidade é que muita gente chama as Altbiers de IPAs alemãs, por conta de seu amargor mais pronunciado.
Voltando à Bamberg, seu exemplar é bem maltado, com notas aromáticas de floral, caramelo e frutas vermelhas. Sabor de toffee, caramelo, e amargor vindo dos lúpulos, com final seco. A cor é o característico marrom, com espuma persistente e baixa carbonatação. Coleciona medalhas desde 2011, quando foi prata também no European Beer Star e bronze no Australian International Beer Awards.
E você, já conhecia esse mundo dos concursos? Já experimentou uma Altbier? Me conta nos comentários!
* Letícia Cruz Uma jornalista curiosa pelo mundo das cervejas compartilhando suas descobertas. Entusiasta da cerveja viva e local. Apaixonada pelos lúpulos! Criadora do @cervejopedia no Instagram e da loja @cervejopedia.beershop, que fica em Santana, capital paulista.
No Replies to "Bamberg conquista ouro no European Beer Star 2021"