Café do Zé, uma preciosidade do sudoeste mineiro

cafédoze

Por Érika Soares

Que Minas Gerais é reduto de bons cafés todo mundo sabe. Mas o melhor é saber que você sempre pode encontrar um produto de excelente qualidade ainda desconhecido, recheado de boas surpresas para o paladar. Entre Sabores teve essa grata oportunidade recentemente ao degustar o Café do Zé, feito a partir de grãos catuaí amarelo produzidos pela Fazenda Jalmma, que fica no município de São Tomás de Aquino, no sudoeste mineiro.

O responsável por todo o processo é Zé Renato Figueiredo, que mais do que produtor, é também barista e um apaixonado por café. Herdeiro de uma tradição cafeeira de mais de 160 anos, Zé Renato tem colhido bons frutos do trabalho que começou a desenvolver de dois anos pra cá.

Produtor e barista Zé Renato Figueiredo

Produtor e barista Zé Renato Figueiredo

“O Café do Zé é um produto especial, 100% arábica, com uma separação minuciosa dos grãos. O fato de ser super selecionado faz dele um produto exclusivo. Este ano foram apenas 20 sacas de alta qualidade”, contou Zé Renato a Entre Sabores enquanto lentamente extraía o perfumado líquido para degustação.

O resultado na xícara é um café saboroso, encorpado, de tom caramelo escuro. Na boca, sente-se notas de amêndoas e baixíssimo amargor.

Saindo do viés de produtor para o de barista, Zé Renato ainda falou sobre os muitos saborosos drinks que é possível fazer com a bebida e deu uma dica para adoçar a vida dos internautas de Entre Sabores: café com doce de leite. Basta coar o café no método de sua preferência e adicionar uma colher do doce. Simples e delicioso, serve como sobremesa ou vai muito bem naquele lanchinho da tarde.

Atualmente, o Café do Zé tem sido comercializado em pequenas quantidades na região de São Sebastião do Paraíso (MG), mas também podem ser entregues em Campinas, sob encomenda, em grãos ou moído.

Serviço
Café do Zé
Encomendas pelos telefones (35) 88599101 – Oi –  e (35) 9726-1850 – Vivo.
E-mail zerenatofm@gmail.com

4 Replies to "Café do Zé, uma preciosidade do sudoeste mineiro"

Leave a reply

Your email address will not be published.