Café, um alimento funcional

Café em grãosTexto e foto Érika Soares

Consumir café é cultural, em especial para os brasileiros. É um ritual de sociabilidade e, para muitos, tem fortes cargas emocionais. É muito mais do que uma bebida, enfim. E já faz algum tempo que deixou de ser uma exclusividade da xícara. Foi parar em pratos doces e salgados, trocando o status de bebida para o de alimento.

Aliado ao chocolate, por exemplo, o café chega a ser ainda mais mágico, bem como faz toda a diferença ao servir de base para molhos encorpados, acompanhando carnes vermelhas, como o mignon.

E além de seu sabor e aroma marcantes, o café faz bem à saúde, com “efeitos antidepressivos, redução de colesterol, redução no desenvolvimento de Parkinson, proteção contra diabetes do tipo 2, ação antioxidante, e auxílio em processos de emagrecimento”, de acordo com artigo científico publicado na Revista Saúde e Biologia Sabios (1). Por conta de suas propriedades hoje é considerado um alimento funcional, que foi comprovado por estudo publicado em 2005 na Inglaterra (2).

———————————————–

(1) A Cultura gastronômica do café e sua influência social e emocional no dia-a-dia do brasileiro – Karina Lumie Matsumoto; Caroline Filla Rosaneli; Carina Raso Biancardi. SaBios: Rev. Saúde e Biol., Campo Mourão, v. 3, n.1, 2008. www.revista.grupointegrado.br/sabios/

(2) Is coffee a functional food? – DÓREA, J.G.; DA COSTA, T.H.M. British Journal of Nutrition. v. 93, p. 773-782, 2005.

Leia mais:

> Uma lenda sobre a descoberta do café

> Café brasileiro: cultura, tradição e sabor

No Replies to "Café, um alimento funcional"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.