Combinar cafés e pães talvez seja uma das formas mais antigas de consumir essas delícias aqui no Brasil. De tanto sucesso, acabou ganhando o mundo, sim, podemos notar isso em hotéis de várias regiões, mas com certeza por aqui podemos observar as variedades que se apresentam de forma criativa.
Seja em casa ou consumido em inúmeras padarias, é certo que o pão também é uma paixão nacional, que – de alguns anos pra cá – estão presentes em cafeterias, que buscam produtos variados para uma perfeita harmonização com café.
Pensando nisso, Daniel Fernandez de Oliveira inaugurou, em fevereiro de 2020, a Kurubi Cafeteria, pouco antes de decretarem o lockdown na pandemia de covid-19, o que tornou o desafio de empreender ainda maior. “Foi tudo muito planejado, estudado só não contávamos com a pandemia. Mas vencemos essa fase e deu tudo certo” ressalta Daniel. Esse planejamento se deu depois de todo trabalho feito com sucesso da Kurubi como primeira micro torrefação em Campinas em 2015.
O nome que causa curiosidade vem da região do cultivar dos cafés servidos na cafeteria, Itakurubi, que em Tupi quer dizer pedregulho, cidade onde a empresa possui os cafezais. Essa temática dos povos originários pode ser vista por quem frequenta a cafeteria através da decoração também.
“Quando no planejamento escolhemos os temas além do café, pensamos em criar o conceito de integração dos produtos (café e pão), queremos que os clientes se sintam acolhidos no espaço e que entendam o processo de produção, no qual tudo é feito artesanalmente envolvendo inúmeras pessoas e famílias – todos os nossos produtos tem uma história, nada é ofertado por acaso (não acreditamos nele). Tem sido uma experiência muito gratificante em que nossos clientes/ amigos percebem esse carinho”, ressalta Daniel.
Esse aumento de cafeterias cresce a olhos vistos em Campinas e região, lugares para estar a dois, entre amigos em família e até mesmo reuniões de trabalho, Não é difícil também avistarmos estudantes com seu notebook trabalhando com o suporte de cafés e delícias que são servidas em harmonização.
Boa parte das cafeterias compram cafés especiais principalmente de produtores das regiões onde estão e, às vezes, se lançam em busca de vários produtores pelo país.
Na cafeteria Kurubi há um diferencial: “Sempre brincamos com as pessoas; nunca mais digam que irão tomar um cafezinho”, “ele” (o café) leva ao menos três anos para chegar à xícara. Hoje cuidamos desde a lavoura em Pedregulho – SP até servirmos na xícara do cliente, um processo longo, criterioso e que mais uma vez depende de muito envolvimento de várias pessoas”, explica.
Para ter acesso a cafeteria e suas delicias disponibilizamos pra vocês o cardápio, assim você poderá conhecer melhor a cafeteria e as harmonizações que podem ser feitas nela de forma saudável e prazerosa. >> Confira o cardápio completo
Fotos: Érika Soares
Sandra Racy, jornalista com atuação na área rural, professora universitária com mestrado em História e Memória, barista de café há 10 anos, com experiência em consultoria, cursos e eventos em fazendas e sítios de café, bem como gastronomia voltada para o café. Siga @sandra.barista no Instagram.
No Replies to "Kurubi Cafeteria: pães e cafés em harmonização"