Casa de Vidro recebe mostra sobre café

Até dia 24 de junho, a Casa de Vidro, que fica no Lago do Café, em Campinas, apresenta a mostra “Café & Cidade: processos e reflexões” aberta ao público de terça a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e sábado, das 10h às 14h. Entrada é gratuita.

Na mostra é possível conhecer as primeiras ferramentas utilizadas no trabalho com o café, desde arado, peneiras, torrador manual, até torradores industriais, balança de pesar e sacas de café para exportação. Também outros objetos pertencentes ao Museu do Café, como o pilão de socar, a salamandra e a Santa do Pau Oco revelam o cotidiano das fazendas cafeeiras da cidade no século XIX.

A liteira (de 1876) é um dos objetos de destaque e faz parte do acervo do Museu da Cidade. Trata-se de um meio de transporte utilizado no século XIX em fazendas da região de Campinas. Outra atração é um dos painéis, que traz trabalhadores escravizados que fizeram parte da produção da riqueza gerada pelo café, denominado “ouro verde” e que tornou a cidade de Campinas conhecida como a “Princesa d’Oeste”.

Adriana Barão, da Coordenadoria de Extensão Cultural, explica que no começo deste ano deu-se início a organização de acervos materiais, bibliografias, suportes audiovisuais prevendo-se a constituição de uma coletânea de história oral visando o registro de reflexões sobre essa importante relação entre a cultura do café e o desenvolvimento da nossa cidade, envolvendo o Museu da Cidade e Museu do Café de Campinas.

Segundo ela, há um protocolo de intenções entre o Museu da Cidade e o Projeto Arquitetura do Café (Cepagri/Unicamp) visando a formação de um Grupo de Estudos sobre “Café e Cidade” a ser coordenado pelo professor André Argollo (Unicamp), especialista nesse tema, autor do livro “Arquitetura do café”, obra de referência para estudos em diversas áreas do conhecimento, cujo conteúdo pode ser acessado, em parte, pelo canal do youtube “Arquitetura do Café”.

Atração extra

No sábado, dia 28 de maio, o evento contará com uma sessão de degustação, às 11h30, com o barista Milano Sassi e o mestre de torra Daniel Oliveira. Eles falarão ao público um pouco a respeito de suas experiências com o café e sobre a tendência de mercado de cafés especiais.

Milano Sassi é barista, mestre de torra e consultor na área de cafés especiais da Maillard Coffee Roaster, e da Cafeteria Cambuí, e Daniel Fernandes de Oliveira, mestre de torra da Café Kurubi.

Serviço
Mostra Café & Cidade: processos e reflexões
Até 24/06/2022
Visitação: de terça a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h; sábado, das 10h às 14h
Local: Casa de Vidro/Museu da Cidade
Av. Heitor Penteado, 2.145, Lago do Café
Entrada gratuita
Informações: museudacidade@campinas.sp.gov.br

Foto: Christoph – Pixabay

No Replies to "Casa de Vidro recebe mostra sobre café"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.