Por Érika Soares
Fotos: Guillermo White
O mercado da cerveja artesanal cresce a olhos vistos. Por aqui são várias as cervejarias – que apresentam bebidas diferenciadas, de diversos estilos – como a Landel, que fica localizada em Barão Geraldo. E é ela que representa a Região Metropolitana de Campinas no Festival da Cerveja, em Blumenau (SC), que este ano reúne 123 cervejarias do país até o próximo sábado, dia 12.
Entre Sabores conversou com Samuel Faria, um dos sócios da Landel, sobre este grande evento e também garimpou as novidades que a cervejaria irá apresentar durante 2016. A primeira delas ocorreu no final de fevereiro, com o lançamento da nova Cafetina, uma English Brown Porter, que traz em sua composição o café da região de Campinas, uma parceria feita com o Campinas Café Festival, movimento liderado por Ali El-Khatib (foto).
Mas ele promete muito mais: novos estilos, parcerias, eventos, produções colaborativas e inovação na forma do público ter acesso aos seus produtos. Confira a entrevista completa:
Entre Sabores – O que representa para a Landel participar do Festival da Cerveja?
Samuel Faria – Esse é o principal evento de cervejas artesanais do Brasil. É usado como referência para lançamentos de todas as cervejarias que conseguem stands, além de possuir o principal concurso cervejeiro do país. O Festival é realizado nos mesmos galpões da Oktoberfest e recebe proporcionalmente (Oktober tem mais que dois galpões) a mesma quantidade de público, que paga pouco pra participar e degustar as cervejas. Participar com um stand é SUPER concorrido e há filas de cervejarias sedentas por um descuido de um já participante com as datas e horários de reservas dos stands, que são feitas de acordo com tempo de participação das cervejarias. É nosso segundo ano como expositores e somos os únicos de Campinas, ao lado das melhores e principais cervejarias do Brasil. Além de venda ao consumidor lá acontece as reuniões anuais da Associação Brasileira do setor, onde damos rumo ao nosso segmento, além de parcerias e novos negócios.
ES – Vocês apresentaram novidades no Festival?
SF – Com certeza! Lançamos nossa Saison, uma cerveja Belga com hibisco e anis estrelado e apresentamos também a nova Cafetina, que fizemos com cafés da região de Campinas, que nos foi apresentado pelo Ali El-Khatib. Depois de prová-los não tivemos como resistir e mudamos a receita, não só pela qualidade dos seus produtos, mas por acreditarmos no fortalecimento das parcerias locais para
ES – O que levou a Landel a apostar nas latinhas?
SF – A latinha tem muitos benefícios em relação à garrafas. Ela é mais democrática, pois pode ser levada com facilidade a mais lugares (piscina, praia, etc.); é sustentável, porque é mais fácil de ser reciclada e pode voltar à prateleira em até 60 dias; mais segura do ponto de vista de qualidade, pois inibe melhor que a garrafa o acesso da luz e do oxigênio, dois grandes inimigos da qualidade da cerveja; além de diferenciar nossa marca na gôndola e na geladeira, já que a grande maioria das cervejarias artesanais opta pelas garrafas.
ES: Existem outros projetos a curto prazo?
SF – No próximo dia 19 iniciaremos o Growler Day, o primeiro evento do tipo em uma cervejaria em Campinas. Neste dia o público vai poder comprar seu Growler (garrafa específica de 1 Litro, para armazenamento de chope), com agendamento visitar a fábrica em Barão, guiado por um de nossos sommeliers de cerveja. Além de poder aproveitar o dia com música, FoodTrucks e BeerTrucks com nossos chopes, enquanto aguarda o enchimento do seu Growler, com chope fresquinho, direto do tanque.
ES: Novos estilos de cerveja também estão na lista de novidades para este ano?
Todo mês procuramos criar uma receita nova e lançá-la no mercado, não só para dar vazão à nossa criatividade, mas também para observarmos a resposta do público à ela. Em abril iremos lançar nossa Mild Ale, Inglesa com SMASH (Single Malt And Sigle Hop), onde é utilizado apenas um tipo de malte e um tipo de lúpulo, ambos importados da Inglaterra, em parceria com o Lamas Brew Shop, de Campinas. Além disso, já temos agendadas produções colaborativas com outras cervejarias, e a primeira delas será com a Cervejaria Júpiter, cigana super conceituada e premiada de São Paulo, ainda pro primeiro semestre.
No Replies to "Cervejaria Landel promete muitas novidades para 2016"