Vida longa e próspera ao Château Picard

Por Lalá Ruiz*

Jean-Luc Picard nasceu em 12 de julho de 2305 em La Barre, França. Seus pais, Maurice Picard e Yvette Gessard, eram destacados produtores de vinho. Na juventude, Jean-Luc não demonstrou interesse pelos negócios da família. Ele queria mesmo era fazer parte da Frota Estelar e explorar o espaço, a fronteira final. E o fato de ter sido reprovado na primeira tentativa de admissão na Academia da Frota não foi razão para desânimo.

Muito pelo contrário. Principalmente porque esse não foi um único percalço que enfrentou rumo à carreira de sucesso na profissão que abraçou. Por exemplo: recém-formado, teve seu coração literalmente destruído ao ser esfaqueado por nausicano (raça humanoide do planeta Nausicaa III) e passou a usar um implante.

Já na Frota Estelar, ele serviu como primeiro oficial e também como capitão na nave USS Stargazer. Foi nesse momento da vida profissional que desenvolveu uma tática de sucesso de escape e ataque com a nave e que foi batizada com o nome de Manobra Picard.

Posteriormente, tornou-se capitão da USS Enterprise, que já havia sido comandada por ninguém menos que o lendário James Tiberius Kirk, para muitos, insubstituível. A bordo da mítica nave, experimentou altos e baixos jamais imaginados, incluindo uma traumática assimilação pelos Borg.

Aliás, foi quando ainda era capitão da Enterprise que recebeu a notícia da morte do irmão, Robert, e do sobrinho, René. De forma que tornou-se o herdeiro legal do Château Picard, que desde a entrada de Jean-Luc na Frota era administrado por Robert e sua mulher Marie.

Foi só depois de se aposentar que o então almirante Jean-Luc passou a se dedicar aos vinhedos em La Barre. E graças à tecnologia, colhe as uvas sem desperdício – durante a colheita, os cachos são teletransportados das parreiras – e produz vinhos celebrados, da mais alta qualidade.

Na ficção e na vida real

Obviamente, Jean-Luc Picard é um personagem de ficção. Interpretado pelo ator britânico Sir Patrick Stewart (1940-) na franquia Star Trek, ele está nas séries de TV “Star Trek: The Next Generation” (1987-1994) e “Star Trek: Picard” (2020, atualmente na segunda temporada em exibição na Amazon Prime Video); nos filmes “Star Trek Generations” (1994), “Star Trek: First Contact” (1996), “Star Trek: Insurrection” (1998) e “Star Trek Nemesis” (2002); além de ter participado do piloto do seriado “Star Trek: Deep Space Nine” (1993-1999).

Sir Patrick Stewart na série “Star Trek: Picard” (Foto: Divulgação)

O Château Picard, por sua vez, existe. Mas, diferentemente da série “Star Trek: Picard”, na qual a face “vinhateiro” de Jean-Luc é explorada, a vinícola não fica em La Barre, mas sim na localidade de Saint-Estèphe, em Bordeaux, também na França, onde se produz bons vinhos há gerações.

Desde 1997, a empresa faz parte do portfólio da família Mähler-Besse, de origem holandesa, dona de muitos vinhedos na região e sócia majoritária do Château Palmer, por exemplo.

E no melhor estilo universo paralelo, a vinícola francesa produz, vejam só, o icônico Château Picard 2017 (2386) Cru Bourgeois Bordeaux, vinho 85% Cabernet Sauvignon e 15% Merlot que é justamente o rótulo que deu fama ao Château Picard na trama de ficção científica.

Este e outros vinhos inspirados no universo trekker são vendidos sob a alcunha de Star Trek Wines. No site de mesmo nome são comercializados rótulos produzidos em diferentes vinícolas com nomes como United Federation of Planets Special Reserve Andorian Blue Chardonnay, Klingon Bloodwine Cabernet Sauvignon e Cardassian Kanar Red Wine Blend.

Vinhos da Star Trek Wines (Foto: Divulgação)

A má notícia para os fãs brasileiros é que o site só entrega nos Estados Unidos. Mas, eventualmente, é possível encontrar o Château Picard à venda em e-commerces de importadoras brasileiras. Mas, tem de ficar de olho.

Desejo vida longa e próspera ao Château Picard que, infelizmente, ainda não tem um website!

EM TEMPO 1

A vinícola que se vê na série “Star Trek: Picard” é a The Sunstone Villa and Vineyard, localizada no Vale de Santa Ynes, na Califórnia.

EM TEMPO 2

A localidade francesa de La Barre é uma comuna da região administrativa de Borgonha-Franco-Condado. Ocupa uma área de 1,93 quilômetro quadrado e, em 2018, tinha 99 habitantes.

*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.

2 Replies to "Vida longa e próspera ao Château Picard"

  • comment-avatar
    Henrique Gonçalves Dias 4 de outubro de 2023 (13:49)

    Parabéns pela matéria. Se tiver o privilégio de conhecer Paris vou exagerar nós Picard.

    • comment-avatar
      lala 16 de outubro de 2023 (13:42)

      Muito obrigada, Henrique! Um brinde – com Château Picard, é claro.

Leave a reply

Your email address will not be published.