Chocolate quente: cremoso, quente, revigorante

Chocolate QuentePor Andréa Jordão

Das receitas mais simples até as mais complicadas, os sabores são sempre prazerosos. Bem cremosos, mais fortes, amargos, suaves. Existem várias maneiras de servir um chocolate quente. Seja qual for o método de fazê-lo, nada melhor do que tomar algo que aquece, conforta e promove sensação de prazer.

O cacau quando descoberto pelos espanhóis ao chegarem na América – cultivado pelos Astecas, no México, e os Maias, na América Central – era somente uma fruta que quando espremida saia um líquido amargo, nas saboroso e que alimentava, sem agradar a todos, no entanto.

Mesmo assim foi levado para a Europa por Cortez, onde o ouro negro – como foi conhecido por lá – virou até moeda de troca, foi misturado com açúcar em bebidas e logo depois transformado em barras, fazendo surgir o delicioso chocolate. Na Itália, ao acrescê-lo ao leite nasceu o chocolate quente, cremoso e denso.

Hoje, depois de tantas modificações, existem chocolates quentes para todos os gostos, mais cremosos, light, doce, amargo. Pode ser feito com a própria barra de chocolate ou cacau em pó. O importante é manter o sabor encorpado da fruta.

O ideal é preparar a bebida com um chocolate de boa qualidade. Para enriqueça-la ainda mais podem ser acrescentados ingredientes como canela, leite de coco, chantilly. Servi-lo sem muita invenção também é bem válido. Então capriche no preparo e faça seu chocolate quente para essas noites de inverno.

Receita

2 xícaras (chá) de leite

3 colheres (sopa) chocolate

4 colheres (sopa) de açúcar

Creme de creme de leite

1 pau de canela


Modo de Preparo

Em um liquidificador, bata o leite com o chocolate em pó e o açúcar. Despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo.

Retire a canela e sirva quente em uma caneca bem charmosa.

2 Replies to "Chocolate quente: cremoso, quente, revigorante"

Leave a reply

Your email address will not be published.